Por Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Revisões: Rose Satiko Gitirana Hikiji • Docente e Coordenadora do LISA | Vanessa Munhoz • Comunicação do LISA
Publicação: 26/11/2025
No dia 3 de dezembro de 2025, às 17 horas, o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA-USP) receberá o seminário “Etnografias no Amazonas: dos trânsitos na ‘música do Beiradão’ ao circuito do ‘Rap AM’ em Manaus”, que será apresentado por Rafael Branquinho Abdala Norberto, pesquisador do grupo “Pesquisas em Antropologia Musical” (PAM-USP) e pós-doutorando no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (DA-FFLCH-USP). O evento é aberto ao público.
O objetivo do evento é fomentar o debate em torno de duas culturas musicais do/no estado do Amazonas – “música do Beiradão” e “Rap AM” – a partir das etnografias realizadas por Rafael ao longo de seu mestrado e doutorado, bem como divulgar a pesquisa de pós-doutorado – ainda em fase inicial – acerca do uso de elementos audiovisuais nos Estudos de Hip Hop/Rap a partir de uma revisão de escopo das produções da Antropologia Visual e da Etnomusicologia Audiovisual.
Rafael Branquinho Abdala Norberto é natural da cidade de Ariquemes (RO), onde iniciou seus estudos musicais com professores/as particulares. Atuou como guitarrista/violonista na banda Os Químicos (2004-2006) e como professor de música autônomo. Em Manaus, cursou bacharelado em Música (Instrumento: Violão) pela Universidade do Estado do Amazonas (2006-2010), onde também realizou iniciação científica pelo PAIC, com bolsa da FAPEAM. Em Porto Alegre, cursou mestrado e doutorado em Música, na área de concentração em Musicologia/Etnomusicologia (2014-2020), pelo PPGMUS/IA/UFRGS, com bolsa CAPES - Proex, e, no período sanduíche, com bolsa do PDSE/CAPES, quando atuou como Visiting Researcher/Scholar na Hugh Hodgson School of Music da University of Georgia (EUA). É professor do curso de Licenciatura em Música da UFRR desde abril de 2022 e pós-doutorando no DA/FFLCH/USP desde setembro de 2025, sob supervisão de Rose Satiko Gitirana Hikiji. É membro associado da ANPPOM, ABET, ABEM e do Coletivo de Etnomusicologia Negra. Integrou a diretoria da ABET, entre janeiro de 2022 e setembro de 2024, como editor da revista Música e Cultura, além de ter participado ativamente dos eventos dessas e de outras associações acadêmicas reconhecidas nacional e internacionalmente. É pesquisador nos Grupos de Pesquisa (CNPq) PAM/USP, GEM/UFRGS, MusiCuir/UFRR e OREMUS/UFRR.
- Evento aberto ao público, gratuito e sujeito à limitação do espaço
- Local: Auditório do LISA, na Rua do Anfiteatro, nº 181, favo/sala 10, Cidade Universitária, SP
- Não há inscrições
