MPAMBANDA, O CURANDEIRO, A CONTAR UMA HISTÓRIA

Código
1842
Título Original
MPAMBANDA, THE HEALER TELLING A STORY
Direção
DIAS, MARGOT
Sinopse

“Este é o Mitema, outra vez, um dos nossos rapazes, que ria muito, eles são muito divertidos mesmo. Começam com uma conversa e depois contam histórias, eu gravei algumas, é pena aqui não haver o som, mas é um prazer ouvir, pintam com a voz as histórias. Aqui, o Mitema imitou o leão e o leopardo. (...) O filma capta bem os gestos. Eles [Maconde] estão sempre a falar com as mãos. Se perguntar ‘que idade tem esse rapaz’, eles respondem apenas com as mãos, não sabem os números” (MD).

“Os homens associam-se em grupos, por aqui e por ali, sob a sombra densa das mangueiras, a cabaça de cerveja de boca em boca, no meio de animada palestra” (MM IV: 42).

Duração
3
Ano de produção
1958
Produção
Missão de Estudos das Minoris Étnicas do Ultramar Português/Junta de Investigações do Ultramar/Ministério do Ultramar
País
MOÇAMBIQUE
Idioma
---
Legendas
INGLÊS, PORTUGUÊS
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
---
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
---
Série
MARGOT DIAS, FILMES ETNOGRÁFICOS 1958-61
Contato comercial
---
Tombo
1849
Conservação
BOM
Procedência
Doação de Catarina Alves
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1
Observações
Disco 1

Sinopse da coleção:

Entre 1958 e 1961, a antropóloga Margot Dias (1908-2001) realizou 28 filmes em Moçambique e Angola, pertencentes ao Arquivo Fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Produzidas no contexto das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, dirigidas por Jorge Dias, estas imagens constituem uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa.

Esta edição inclui todos os filmes realizados naquelas campanhas de pesquisa, assim como a sonorização feita a partir das gravações de som nos mesmos terrenos pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa.

Também se inclui, como extra, uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia.

Inclui brochura ilustrada de 76 páginas.