CENAS VÁRIAS. MUNDAU, CHANGANE

Código
1845
Título Original
MISCELLANEOUS SCENES. MUNDAU, CHANGANE
Direção
DIAS, MARGOT
Sinopse

Homem toca tambor, começa a dançar, cabeleira e martelo na mão, mulher e duas meninas tocam para ele. Curandeiro sentado num tapete usa um sistema de adivinhação com ossos que são atirados. O régulo Bungane e a sua família. Os marimbeiros de Macupulane. O poço (CAC).

“Este é o curandeiro, usa uma peruca conforme o espírito que encarna, esta mulher e a filha são ensinadas para serem suas ajudantes, isto é o meu primeiro contato com uma data de coisas, porque aqui já há influências dos Zulus. Esta esteira, gostava de saber onde é que a comprou, é para impressionar os clientes. Estes ossinhos são espinhas de crocodilo com diferentes formas. Eu tive uma conversa muito bonita com ele. (...) Isto é muito raro encontrar, porque ele tem um timbila em casa, um hábito Changane, e toca sozinho. (...) Esta orquestra é uma miséria, muito reduzida, filmada quando fiz a olaria. Depois de tocarem dei-lhes presentes, bebidas aos homens, sabonetes para as mulheres” (MD).

Duração
13
Ano de produção
1959
Produção
Missão de Estudos das Minoris Étnicas do Ultramar Português/Junta de Investigações do Ultramar/Ministério do Ultramar
País
MOÇAMBIQUE
Idioma
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Legendas
INGLÊS, PORTUGUÊS
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
---
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
---
Série
MARGOT DIAS, FILMES ETNOGRÁFICOS 1958-61
Contato comercial
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Tombo
1852
Conservação
BOM
Procedência
Doação de Catarina Alves
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1
Observações
Disco 1

Sinopse da coleção:

Entre 1958 e 1961, a antropóloga Margot Dias (1908-2001) realizou 28 filmes em Moçambique e Angola, pertencentes ao Arquivo Fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Produzidas no contexto das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, dirigidas por Jorge Dias, estas imagens constituem uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa.

Esta edição inclui todos os filmes realizados naquelas campanhas de pesquisa, assim como a sonorização feita a partir das gravações de som nos mesmos terrenos pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa.

Também se inclui, como extra, uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia.

Inclui brochura ilustrada de 76 páginas.
descritores