CAMINHOS DA ABSTRAÇÃO (2º EPISÓDIO)

CAMINHOS DA ABSTRAÇÃO
CARVALHO,GUTO / ROBERTO, MOREIRA

No início do século XX, ocorreu uma verdadeira revolução na pintura: a passagem da figuração para a abstração. Lentamente, a pintura abandonou os limites definidos pelas academias de belas-artes, para quem ela deveria essencialmente retratar o mundo visível, e passou a explorar com mais intensidade aquilo que lhe é próprio: as cores, as linhas e as texturas. No Brasil este processo foi inicado pelos modernistas dos anos 20. Eles modificam a noção acadêmica de pintura figurativa, propiciando o surgimento da pintura abstrata. Como no resto mundo, foram dois caminhos da pintura abstrata: o informalismo,comprometido com a emoção do artista, e o abstracionismo geométrico,ligado à razão e ao seu desejo de ordem.

INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA
ICI - INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
As imagnes das obras dos pintores brasileiros presentes neste vídeo fazem parte do banco de dados informatizado desenvolvido pelo Instituto Itaú Cultural. Sinopse da Série: Documentários sobre temas específicos das artes, da ciência e da cultura brasileira. Produzida em vídeo, a série é distribuída em VHS, com cópias em Betacam para exibições públicas.