Entre cidades: filmes etnográficos em diálogo - Brasil e Colômbia - Programa 1

06/08, 17h30

Programa 1 - A cidade e seus espaços

Coordenação: Paula Morgado

A cidade e seus espaços destaca lugares diversos como potências articuladoras, que afetam e mobilizam as pessoas. 

Convidados:

Andrea Barbosa (UNIFESP)

Andrés García Sanchez (Universidad de Antioquia) 

Debatedor: Heitor Frugoli Jr. (USP)

Programa 1 - A cidade e seus espaços

Clique nas imagens para abrir os filmes.

Rose Satiko Gitirana Hikiji

Jovens moradores da periferia de São Paulo apresentam o cinema como meio de expressão e reflexão. Nas quebradas, fazem e exibem vídeos, questionando as representações midiáticas da periferia e construindo novas imagens a partir de suas experiências.

Camilo Pérez e Andrés García Sanchez

Muitos jovens afrodescendentes chegam à cidade de Medellín fugindo do terror dos grupos armados ou em busca de novas oportunidades de vida. Eles trazem suas memórias de destierro e dor, mas também trazem esperanças, sonhos e conhecimento. Esse documentário fala das experiências cinco jovens na cidade.​​​​​​​

 

Ana Lúcia Ferraz

Este vídeo segue os movimentos dos trabalhadores quando ocorrem 2800 demissões da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo (São Paulo).

Andréa Barbosa

A relação que construímos com a cidade não se faz sem imagens, imaginário e afetividade. A partir dessa ideia acompanhamos a trajetória de Valmir Santos, um habitante comum da cidade de São Paulo e as relações que constrói com a cidade e seus outros habitantes também comuns. Construímos nesse trabalho a São Paulo de Valmir.

Andréa Barbosa

O vídeo mostra a trajetória da experiência de viver em São Paulo: da visão estereotipada da cidade, impessoal e distante, à cidade afetiva de cada um.

Paula Morgado e João Cláudio de Sena

O vídeo aborda os sentidos dos fluxos, deslocamentos e fronteiras que se realizam na segunda maior via expressa de São Paulo: a Marginal Pinheiros, transformada em uma importante sede financeira em fins do século XX. Moradores, motoristas, sociólogos, geógrafos, arquitetos e empresários falam de sua experiência e seus pontos de vista, mostrando como a história da cidade e o presente estão entrelaçados.

Andréa Barbosa e Fernanda Matos

Pimentas nos olhos é um filme em que fotografia, memória, experiência e música se entrelaçam para contar um pouco do viver cotidiano em um bairro “periférico” da região metropolitana de São Paulo, o Bairro dos Pimentas em Guarulhos.
Wolf, Ohuaz, Thais e Fábio narram sua relação com o bairro, suas histórias e sonhos. Suas narrativas dialogam com muitas paisagens que vão se formando a partir das fotografias que outros tantos moradores realizaram ao longo de suas vidas e nas oficinas fotográficas Pimentas nos Olhos não é refresco realizadas desde 2008 pelo VISURB - Grupo de pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP.

Ana Lúcia Ferraz

A história do movimento de reivindicação por moradia em Osasco visto pelo olhar dos sem-teto.