SÉCULO XVIII: A COLÔNIA DOURADA

SÉCULO XVIII: A COLÔNIA DOURADA
ESCOREL, EDUARDO

A descoberta das regiões das minas foi realizada desde o século XVII pelas bandeiras, levando a ocupação de uma vasta região, entre a Serra da Mantiqueira e a região de Cuiabá. A nova riqueza, as grandes migrações e o desenvolvimento da região exigiu uma administração colonial mais presente e severa. A política despótica de Pombal, primeiro ministro português, marca este novo momento em que Portugal buscava a ascenção no cenário europeu, enquanto no Brasil eclodiam conflitos diante do ouro que se tornava rapidamente escasso.

ORION CINEMA E VIDEO LTDA./INSTITUTO CULTURAL ITAU (SAO PAULO, BR)
PANORAMA HISTÓRICO BRASILEIRO
ICI - INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
INSTITUTO CULTURAL ITAÚ
A série Panorama Histórico Brasileiro, produzida em 35mm, aborda a produção cultural do Brasil do século XVIII à pós-modernidade nos seus aspectos históricos, políticos e econômicos. Com dados pesquisados por profissionais de reconhecida capacidade, busca a compreensão de cada época por meio de suas formas de expressão.