POLÍTICA

NEN GA VI - UMA RETOMADA KANHGAG EM MOVIMENTO

Código
1966
Título Original
Nen Ga Vi - uma retomada Kanhgag em movimento
Direção
GIBRAM, Paola; KAINGANG, Nyg Kuitá
Sinopse

Este documentário, co-dirigido pela pesquisadora indígena Nyg Kuitá Kaingang e pela antropóloga Paola Gibram, apresenta reflexões e performances dos integrantes do coletivo de juventude kaingang Nẽn Ga, da Terra Indígena Apucaraninha, localizada no norte do estado do Paraná, na região sul do Brasil. As vozes kaingang – kanhgág vĩ – apresentam-se neste documentário por meio das falas de alguns dos integrantes e de pessoas ligadas ao coletivo, bem como por meio dos cantos – considerados uma das principais formas pelas quais presentificam seus ancestrais [javé] e trazem para perto de si seus jagré [espíritos-guia]. O filme mostra a forte ligação do movimento Nẽn Ga com a escola indígena, explorando as formas pelas quais os kaingang contemporâneos refletem sobre as usurpações culturais e existenciais decorrentes dos muitos anos de contato com os fóg [brancos, não-indígenas] e a necessidade urgente de se retomar as práticas e conhecimentos kanhgág que lhes foram proibidos ou violados – os quais consideram que estavam “dormindo” e agora estão sendo “acordados”. No filme são exibidas cenas da Festa do Pãri, uma das principais retomadas realizadas pelo coletivo. Durante os cinco dias de festa, os kaingang ficam acampados à beira do rio Apucaraninha, durante os quais preparam o pãri, uma armadilha de pesca ancestral kaingang, feita de taquara trançada. O documentário mostra também a participação do Nẽn Ga em eventos de mobilização política indígena, uma das principais vertentes de atuação e formação deste coletivo.

Duração
28'
Ano de produção
2019
Produção
LISA
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Tombo
1973
Conservação
BOM
Tipo de procedência
PRODUÇAO
Estado (UF) de produção:
PA
Observações
Este filme não está disponível em DVD no momento

MEMORIAL INDIGENA SATERE-MAWE

Código
1965
Título Original
Memorial indigena Satere-Mawe
Direção
MATEUS, Diana Paola Gómez
Sinopse

Capitão França, importante liderança Sateré-Mawé, considerava a educação uma ferramenta política. Hoje, muitos dos seus filhos e netos que estudaram ou já se formaram em instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Amazonas, vivem na cidade de Parintins. Eles e outros Sateré-Mawé nos contam sobre a vivência na cidade e na Terra Indígena, suas experiências pessoais e histórias de vida.
Essas narrativas tratam de sua etnia, de suas comunidades, suas famílias, do artesanato e do auxílio a Saterés em trânsito. Falam também sobre sua língua e seus rituais, sua religião e os significados de ser Sateré, legando às próximas gerações aspectos de sua cultura e tradição.

Duração
33'
Ano de produção
2012
Produção
Grupo de Etnologia Urbana (GEU) do Núcleo de Antropologia Urbana -(NAU/DA/FFLCH/USP); Universidade de São Paulo (USP)
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Tombo
1972
Conservação
BOM
Estado (UF) de produção:
AM
Observações
Este filme não está disponível em DVD no momento

YA-YANOMAMI-0031

Discurso Hereamu
Código
YA-0031
Fotógrafo/autor
Rogério do Pateo
Suporte
Papel fotográfico
Dimensões
10 X 15
País
BRASIL
Orientação
Horizontal
Conservação
BOM
Coleção
---
Tipo de procedência
---
Cor
P/B
Ano de produção
2000
Localidade
Surucucus/Roko
Observações
A foto se encontra digitalizada no acervo, mas não no banco de dados.
Estado (UF) de produção
RR
Procedência/Doação
Doação Rogério do Pateo