SIERRA LEONE

LÍNGUA QUE ALGUÉM CHORA, A

Código
764
Título Original
LANGUAGE YOU CRY IN, THE
Direção
TOEPKE, ALVARO/ SERRANO, ANGEL
Sinopse

O filme narra a história de como através da música um povo afro-americano conservou sua ligação com seus antepassados africanos, separados a milhares de anos e milhas, entre a região da Carolina do Sul, na Geórgia (Estados Unidos) e a região de Sierra Leone, na África. Na década de 30, Lorenzo Tucker, um linguista afro-americano descobriu que alguns Gullah vivendo na Carolina do Sul eram capazes de narrar textos na língua dos Mende, incluindo uma longa e detalhada música de uma comunidade de pescadores, originários da Ilha Benze, em Sierra Leone. Em 1990, o antropólogo Joe Opala e a etnomusicóloga Cynthia Schmidt dedicam-se a retraçar a linhagem de muitas gerações e as teias familiares entre membros destas duas comunidades.

Duração
52'
Ano de produção
1998
Produção
INKO PRODUC. S.L./ TALLER DE IMAGEN DE LA UNIVERSIDAD DE ALICANTE
País
ESPANHA
Idioma
INGLÊS, MENDE
Legendas
INGLÊS
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
SPRING AFRICAN VIDEO AND FILM
Contato comercial
---
Tombo
773
Conservação
---
Procedência
Márcio Silva
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1 (VHS/NTSC)
Premiação
Film Fest New Haven 1999, Prêmio do Juri New York International Independent Film & Video Festival 1998, Melhor documentário Houston Worldfest 1998, Prêmio de Prata Prized Pieces Film and Video Competition. Columbus, Ohio 1998, Prêmio da Comunidade
Observações
Este filme integra a série "Spring African Video and Film" financiada pelo "Frederick Douglass Institute for African and African-American Studies" da Universidade de Rochester.
Dados Complementares
http://www.terra.es/personal/inkoak/tlyci.htm http://www.library.csi.cuny.edu/dept/history/lavender/cryin.html