IDENTIDADE
ESTRANHOS FORA DE CASA - ALGEMAS DA TRADIÇÃO - FRANZ BOAS
Em 1883, um jovem cientista alemão chamado Franz Boas (1858 - 1942) chegava ao norte do Canadá para mapear a região entregar-se aos seus novos interesses: o estudo de outras culturas. Esse primeiro contato, no qual ele travou relação com os Esquimós canadenses, foi muito marcante para Boas fazendo com que o estudo da cultura acabasse se tornando o seu trabalho de vida, tal era o seu fascínio pelas características comuns que unem os seres humanos em toda parte do planeta. Franz Boas também foi o primeiro cientista social que, nos Estados Unidos, desafiou o conceito de inferioridade racial , militando em nome dos negros norte-americanos no início do séc XX.
FIOS DA VIDA
Todos os anos, adultos procuram os arquivos da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, São Paulo, Brasil) em busca de prontuários referentes ao período em que, quando crianças e/ou adolescentes, passaram por abrigos públicos. O que faz com que esses adultos queiram recuperar os fios de suas vidas? Entre 2009 e 2013, foram analisados mais de 50 prontuários e realizadas entrevistas com alguns homens que estiveram, entre 1947 e 1974, no Instituto Agrícola de Menores de Batatais (IAMB/ SP). Registros; verdades (?); o direito à memória biográfica; histórias de "famílias abandonadas"; relatos de trabalhos e cuidados; laços atuais entre "ex-menores"; um diálogo entre fotos antigas e uma visita às atuais ruínas do IAMB, guiada por um dos entrevistados, compõem este documentário.
PEPPER
Pepper é a história do envelhecimento de uma “Drag Queen”. Depois de um encontro casual com um menino de oito anos de idade, Pepper e Charlie, embarcam em uma jornada para encontrar o irmão mais velho da criança e nesta busca se deparam com a única coisa que Pepper tem procurado durante anos: coragem e aceitação.
SANDRINE
Ela mora com Berta, sua mãe, uma costureira com quem tem um difícil relacionamento. A professora de matemática e transexual Sandrine vive um momento de insegurança, mas segue firme na busca pela cirurgia de redesignação sexual.
Esse filme está no mesmo disco do DVD de código 1793-1797.
COR-AGE
Em referência ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, um grupo discute o que é ser mulher negra na sociedade contemporânea, contando episódios de suas trajetórias de vida relacionadas ao processo de construção desta identidade.
Esse filme está no mesmo disco do DVD de código 1780 - 1784.
DE QUE LADO ME OLHAS
Em Porto Alegre (RS), sete pessoas mostram seus pontos de vista sobre suas realidades e discutem temas como liberdade, identidade de gênero e a necessidade de se questionar os padrões de comportamento impostos socialmente.
EU TIVE UM SONHO
Duas meninas, Irene e Amina, têm o mesmo sonho: transformam-se em outra pessoa, com hábitos diários e preocupações distintas da realidade de cada uma. Para Irene, a experiência se revela como um pesadelo, ao contrário de Amina, que gostaria que aquele sonho se tornasse realidade.
TAVA - PARAGUAI INTERIOR
Combinando herança cultural indígena e perspectivas de emancipação socialista, o assentamento Tava Guarani segue resistindo frente aos latifundiários da monocultura e aos ataques da elite agrária de seu país, o Paraguai.
JENNIFER
Jennifer, uma garota de 17 anos moradora da Vila Nova Cachoeirinha, manipula suas fotos no Photoshop para ficar com a pele mais clara e com cabelos lisos. Jennifer vive dilemas relativos à sua identidade, precisa lidar com as inseguranças típicas da adolescência e de sua entrada no mundo do trabalho em uma sociedade calcada nos significados de branquitude. O filme pode ser visto enquanto parte de um panorama delicado e duro sobre a construção da identidade nas periferias, fazendo parte da coletânea "Mostras Coordenadas - Política e audiovisual entre centros e periferias".