MÚSICA

Pé na Estrada

Código
1981
Título Original
Pé na Estrada
Direção
Isa Grinspum Ferraz
Sinopse

Intérpretes do Brasil traz uma série de quinze entrevistas com intelectuais brasileiros sobre a cultura, a religião e os diferentes grupos sociais de nosso país. Nessa edição, Paulo Vanzolini nos leva Brasil adentro, falando sobre a paisagem física e humana de algumas regiões do país. Fala da Amazônia, da mata e seus índios do Nordeste, seu povo e seu misticismo. Fala da mistura brasileira.

Duração
20'
Ano de produção
2001
Produção
TV CULTURA E ARTE
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
ARQUIVO DIGITAL
Cor
COLORIDO
Série
Intérpretes do Brasil
Conservação
BOM
Procedência
José Álvaro Moisés
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Data de entrada
Data de cadastro
Estado (UF) de produção:
SP
Cópias no acervo
1

Mistura e Invenção

Código
1976
Título Original
Mistura e Invenção
Direção
Isa Grinspum Ferraz
Sinopse

Intérpretes do Brasil traz uma série de quinze entrevistas com intelectuais brasileiros sobre a cultura, a religião e os diferentes grupos sociais de nosso país. Nessa edição, Hermano Vianna reflete sobre a vitalidade da música do sertão do Brasil, que mantém ainda traços medievais, mas que está permanentemente se reinventando.

Duração
20'
Ano de produção
2001
Produção
TV CULTURA E ARTE
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
ARQUIVO DIGITAL
Cor
COLORIDO
Série
Intérpretes do Brasil
Conservação
BOM
Procedência
José Álvaro Moisés
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Data de entrada
Data de cadastro
Estado (UF) de produção:
SP
Cópias no acervo
1
descritores

CAMINHO DE MUTUM

Código
1957
Título Original
Caminho de mutum
Direção
MATAREZIO FILHO, Edson Tosta
Sinopse

O índio ticuna Ondino Casimiro é uma pessoa muito singular em seu povo. Um dos grandes conhecedores da chamada Festa da Moça Nova, o ritual de iniciação feminina. Sua fama como cantor o levou longe, realizando apresentações em Manaus, São Paulo e mesmo uma turnê pela Itália. Conhece como ninguém as artes do trançado da cestaria e da rede. É o responsável por oficiar a missa católica aos domingos na pequena capela da comunidade e é professor dedicado das crianças da comunidade. Não há como negar que Ondino é um erudito em sua cultura e um hábil tradutor do mundo dos brancos para os ticuna e vice-versa

Duração
20'
Ano de produção
2018
Produção
LISA/USP
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
---
Cor
COLORIDO
Bitola
DVD
Tombo
1964
Conservação
BOM
Procedência
LISA
Tipo de procedência
PRODUÇAO
Observações
Este filme não está disponível em DVD no momento
Dados Complementares
http://lisa.fflch.usp.br/node/289

WOYA HAYI MAWE - PARA ONDE VAIS?

Código
1956
Título Original
WOYA HAYI MAWE - PARA ONDE VAIS?
Direção
CHALCRAFT, JASPER; HIKIJI, ROSE SATIKO
Sinopse

Seguindo a moçambicana Lenna Bahule, vemos como enfrenta as dificuldades de ser música, mulher e negra no Brasil e em Moçambique. O mundo artístico de São Paulo cobra sua africanidade, suas raízes. Já em Moçambique, Lenna é agora conhecida por seu sucesso no Brasil. De volta a sua terra natal, ela a redescobre com novos olhos. Lenna encontra uma inspiradora geração de músicos de Maputo, que envolve na produção de um grande show. Seja no palco, no sítio da avó ou em um projeto social na periferia de Maputo, vemos Lenna e os artivistas moçambicanos investigando a música tradicional e popular de seu país e descobrindo novas rotas. Navegando entre o ativismo e o palco, entre a África imaginada que o Brasil espera encontrar nela, e o cosmopolitismo brasileiro que São Paulo lhe imprime, Lenna descobre que suas raízes musicais eram ainda mais poderosas do que ela imaginava.
 

Duração
46'
Ano de produção
2018
Produção
LISA/USP
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
INGLÊS
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Procedência
Produção LISA
Estado (UF) de produção:
SP
Dados Complementares
http://lisa.fflch.usp.br/woya-teaser

AFROSAMPAS

Código
1955
Direção
CHALCRAFT, JASPER; HIKIJI, ROSE SATIKO
Sinopse

A presença africana na música brasileira se manifesta de formas diversas. Se em 1966, Baden Powell “carioquizava” o candomblé com os Afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, meio século depois vivemos um momento inédito com a chegada de músicos de diferentes países africanos à metrópole paulistana. No filme AFRO-SAMPAS observamos o que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato na cidade onde vivem. Yannick Delass (República Democrática do Congo), Edoh Fiho (Togo), Lenna Bahule (Moçambique) e os brasileiros Ari Colares, Chico Saraiva e Meno del Picchia aceitam nosso convite para um primeiro encontro no qual experimentam sonoridades, memórias e criatividades.

Afro-Sampas faz parte de um projeto de pesquisa de 5 anos, coordenado pelos dois diretores do filme, chamado 'Ser / se tornar africano no Brasil: músicas e heranças africanas'. Esse projeto é financiado pela FAPESP (Fundação de Pesquisa de São Paulo) e faz parte de um projeto acadêmico maior no Brasil, intitulado "O Musicar local: novos caminhos para a etnomusicologia". O objetivo do projeto é analisar a diáspora africana criativa no Brasil. Neste filme, promovemos encontros musicais entre músicos africanos com quem trabalhamos desde 2016 e músicos brasileiros que vivem e trabalham em São Paulo. Eles compartilham sons, memórias e criatividade, explorando questões musicais e sociais em seus encontros.

Duração
43'
Ano de produção
2020
Produção
LISA/USP
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Procedência
Produção LISA
Tipo de procedência
PRODUÇAO
Estado (UF) de produção:
SP

MAREJANTE

Código
1954
Sinopse

"Marejante" propõe um caminho com referências do Sertão até o Mar e se configura como uma homenagem à cultura musical nordestina tão presente na formação da cultura musical do sudeste. Ao pesquisar os batuques (formadores do samba em São Paulo) cantados pelos escravos no século XIX em uma fazenda de café em Campinas, interior do Estado, foram encontrados registros de letras que ainda hoje são cantadas nos sambas de roda do Recôncavo baiano e em rodas de Capoeira em vários estados do nordeste. O argumento parte deste elo musical entre os dois estados e do desejo de compreendermos o quão negros somos e o quão nordestinos somos! O roteiro é composto por músicas de compositores nordestinos ou que possuam temas que se aproximem da tradição do nordeste, e também de canções inéditas de integrantes do Cupizeiro compostas para este show. O resultado é um trabalho que tem como base o samba, mas que também apresenta em seu repertório canções e baiões, ilustrando um ambiente musical diversificado.
 

Duração
60'
Ano de produção
2016
Produção
CAIS DAS ARTES
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Procedência
Associação Cachuera
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
SP
Observações
https://www.facebook.com/cachuera/

K7-00386.01

Título do registro
Músicas Wayana – Aparai
Suporte Original
Fita cassete
Código
K7-00386.01
Conteúdo
Músicas Wayana – Aparai, Acervo M. Rauschert
Coletor
Manfred Rauschert
Depositário
Paula Morgado Dias Lopes
Produção
LISA/IITM (Berlim)
1994
15-09-95
País (produção)
ALEMANHA
País (coleta)
BRASIL
Estado (coleta)
PA
Localidade (coleta)
PI Tumucumaque
Coleção
Coleção M. Rauschert
Etnia
Wayana
Estado de conservação do suporte
REGULAR
Qualidade da Gravação
Bom
Observações
Em processo de documentação; O k7 foi copiado a partir de um CD protótipo, produzido pelo IITM que nunca foi comercializado.
Gênero Musical
Música indígena
Tipo de Registro
Música
-

XV-XAVANTE-0284

Canto em círculo no pátio da aldeia Xavante.
Código
XV-0284
Fotógrafo/autor
Tabir Pirajá Macedo
Suporte
Papel
Dimensões
07 x 10
País
BRASIL
Orientação
---
Conservação
---
Coleção
---
Cópias no acervo
2
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Cor
P/B
Ano de produção
jul.-60
Localidade
São Marcos/Sangradouro
Observações
Imagem indisponível

Fotos tiradas por Tabir Pirajá em excursão ao Mato Grosso para a visita dos índios Xavante e Bororo. Oferecida pelo professor Carlos Drumond da cadeira de línguas indígenas do Brasil da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em julho de 1960.
Estado (UF) de produção
MT
Negativo da Imagem
sim
Procedência/Doação
Tabir Pirajá Macedo em 07/01/2019

XV-XAVANTE-0270

Criança xavante tocando sanfona.
Código
XV-0270
Fotógrafo/autor
Tabir Pirajá Macedo
Suporte
Negativo
Dimensões
Digital
País
BRASIL
Orientação
---
Conservação
---
Coleção
---
Cópias no acervo
2
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Cor
P/B
Ano de produção
jul.-60
Localidade
São Marcos/Sangradouro
Observações
Foto tirada por Tabir Pirajá em excursão ao Mato Grosso para a visita dos índios Xavante e Bororo. Oferecida pelo professor Carlos Drumond da cadeira de línguas indígenas do Brasil da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em julho de 1960.
Estado (UF) de produção
MT
Negativo da Imagem
sim
Procedência/Doação
Tabir Pirajá Macedo em 07/01/2019

XV-XAVANTE-0266

Preparo para cantoria em círculo.
Código
XV-0266
Fotógrafo/autor
Tabir Pirajá Macedo
Suporte
Negativo
Dimensões
Digital
País
BRASIL
Orientação
---
Conservação
---
Coleção
---
Cópias no acervo
2
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Cor
P/B
Ano de produção
jul.-60
Localidade
São Marcos/Sangradouro
Observações
Fotos tiradas por Tabir Pirajá em excursão ao Mato Grosso para a visita dos índios Xavante e Bororo. Oferecida pelo professor Carlos Drumond da cadeira de línguas indígenas do Brasil da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em julho de 1960.
Estado (UF) de produção
MT
Negativo da Imagem
sim
Procedência/Doação
Tabir Pirajá Macedo em 07/01/2019