OS MESTRES LOUCOS

Código
834
Título Original
MAÎTRES FOUS, LES
Direção
ROUCH
Sinopse

O título do filme traduz a palavra “Haouka” (mestre do vento, mestre da loucura) mas ao mesmo tempo evoca a situação colonial onde os “mestres” (os europeus) eram vistos como loucos.
Aparecendo por volta de 1927 nas danças de posse songhai, esses gênios muito particulares foram diretamente inspirados pelo exército e pelas administrações francesa e britânica.
Os trabalhadores emigrantes de hoje resolvem a sua adaptação ao mundo moderno através de crises violentas mas controladas de posse do culto Haouka.

Rodado em dois dias, o filme retrata, como nunca antes visto, os ritos de posse dos imigrantes nigerianos em Gana, encarnando figuras da colonização (o governador, o maquinista, etc.) Rouch aí inventa, sob os auspícios de Vertov e Flaherty, o que chama de “cinema-trance”, uma forma de filmar com uma câmara na mão enquanto participa nos acontecimentos filmados e sobretudo de afirmar que o cinema é antes de tudo um olhar empresarial.

Duração
27'
Ano de produção
1955
País
FRANÇA
Idioma
FRANCÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
P/B
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
843
Conservação
---
Procedência
Tematico FAPESP 02/11950-5
Tipo de procedência
COMPRA
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
VHS
Premiação
O filme descreve o transe no culto dos Hauca em Accra, Gana. Durante o ritual alguns participantes incorporam os espíritos dos Haucas que se manifestam como personificações de autoridades coloniais. A inserção do ritual, proibido no período colonial, na vida urbana de Gana forma a trama do filme.
Observações
11 horas de programa com 10 fimes de 1956 à 1972 lançado em 24/03/2005 , Coleção "Le Geste cinématographique, Editions Montparnasse. Distribuição:: Arcades /Actes Sud