TECNOLOGIA
KX-KAYAPÓ XIKRIN-2996
KX-KAYAPÓ XIKRIN-2995
KX-KAYAPÓ XIKRIN-2994
KX-KAYAPÓ XIKRIN-2993
KX-KAYAPÓ XIKRIN-2992
KX-KAYAPÓ XIKRIN-2873
TRIBO PLANETÁRIA
Debruçado sobre nove anos de pesquisa etnográfica, o filme compõe um ensaio audiovisual sobre a experiência das festas de música eletrônica no Brasil – as raves – e sua celebração de uma “tribo” que atravessa fronteiras nacionais. Realizado durante o festival Universo Paralello, que tomou lugar na paradisíaca Ilha D Ajuda (BA) para o réveillon de 2010, trata das interações entre os ravers e os indígenas que foram especialmente convidados para o evento. Através da justaposição de espetáculo e ritual, a festa tecnológica revela utopias, esperanças e tensões.
SOCIEDADE MIDIÁTICA E O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – BLOCO 2
Após a realização de palestra acerca da influência das novas tecnologias da informação e comunicação sobre os jovens (DVD “Sociedade Midiática e o Papel das Novas Tecnologias na Educação - Bloco 1”), um conjunto de questões são propostas pela platéia à professora Rose Satiko (Departamento de Antropologia – USP) e ao professor Henrique Parra (Departamento de Sociologia - UNIFESP). Dentre os temas abordados, é possível citar a produção audiovisual feita por estudantes e o papel da escola como incentivadora deste processo; a circulação de informações na era digital e a produção de conhecimento; a necessidade de se realizar um trabalho específico a fim de promover a interpretação de imagens e do audiovisual.
SOCIEDADE MIDIÁTICA E O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – BLOCO 1
Palestra realizada por Rose Satiko (Departamento de Antropologia – USP) e Henrique Parra (Departamento de Sociologia - UNIFESP) aos professores coordenadores de núcleo pedagógico (PCNP) de diversas regiões da rede estadual de ensino de São Paulo. Os temas discutidos pelos palestrantes envolveram a intensificação da interação dos jovens com os meios de divulgação e produção midiática, assim como o papel dos recursos audiovisuais na produção de identidades que se opõem às representações dos grandes veículos de comunicação. No segundo momento da palestra, a discussão voltou-se à interação e utilização de novas tecnologias no ensino de sociologia.