Título Original
SEQÜESTRO DA CULTURA BRASILEIRA, O
Sinopse
Ficção sobre a “alta cultura” versus a “cultura das ruas”. Trata-se de um assalto a um museu motivado, a princípio, pelo exclusivo interesse em obter lucro com o sequestro de um quadro bem avaliado no mercado. Em meio às ações do grupo, a discussão sobre o que fazer desenvolve-se a partir de ambigüidades entre o crime e a arte.
Produção
NCA (Núcleo de Comunicação Alternativa) e Instituto Pólis
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Observações
O filme apresenta algumas falhas na exibição a partir, aproximadamente, de 17’. A produção está presente no DVD “Mostras coordenadas – Política e audiovisual entre centros e periferias” (Disco 4), organizada em dez programas temáticos sob os seguintes títulos: “Luta dos extremos”, “Periferias no centro”, “Arte pelas ruas”, “Periferia vista em vídeo”, “Transação de valores”, “Atravessando cidades”, “Punições e proibições”, “América adentro”, “Condomínio capital” e “Na mira do progresso”. A Mostra obteve o apoio do VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) e da Prefeitura de São Paulo (Secretaria de Cultura). Os demais títulos deste disco são: “Entrevias”, “Grajaú, onde São Paulo começa”, “Grajaú, um desenho de cultura” (não registrado no banco de dados por defeitos na mídia), e “Vila das Torres 2014”.
Dados Complementares
O filme encontra-se disponível em partes, nos links a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=7ysorvGNhBw (parte 1), https://www.youtube.com/watch?v=5aM99YVXC9g (parte 2), https://www.youtube.com/watch?v=b8o3Y60c410 (parte 3) e https://www.youtube.com/watch?v=_TE-Qtrqwgk (parte 4 – final).