IDADE DO OURO, A (3º PROGRAMA)

EDAD DE ORO, LA
NEWINGTON, PETER

Série feita para a televisão focalizando as relações entre as nações e os povos da América, bem como o relacionamento com outras culturas do mundo, antes e depois de 1492. A extração de ouro, pedras e prata americanos no período colonial e suas consequências econômicas e artísticas são os temais centrais deste terceiro programa da série "O Espenho Enterrado". A singularidade e o esplendor do barroco latino americano é contraposto a realidade escravista e violenta dos centros extrativistas dando-se ênfase justamente ao caráter sincrético do barroco americano que, uma vez executado por mãos mestiças, traz consigo essa forte herança, a qual mostra claramente os limites da imposição religiosa promovida pelos europeus no novo mundo.

1989/90
SOGETEL/SOCIEDADE ESTATAL V CENTENÁRIO/SMITHSONIAN INSTITUTION/MALONE GILL PRODUCTIONS
ESPANHA
ESPANHOL
O ESPELHO ENTERRADO
TV CULTURA
GRAVAÇÃO TV
A idéia desta série surgiu de uma proposta do Instituto Smithsonian com o objetivo de ampliar o conhecimento da história dos povos ibéricos e americanos. Lançado no Brasil, pela TV CULTURA de São Paulo, em 06/10/92.