SINCRETISMO
A SANTA DO POVO E O POVO DE SANTO
“A santa de casa e o povo de santo” é um documentário etnográfico observacional sobre a devoção a Maria Bueno no meio umbandista da região de Curitiba, onde toma parte nos rituais de diferentes formas: sendo incorporada por uma médium numa sessão de “mesa branca”, “dando consultas” na linha de Egun, tendo bênçãos realizadas em seu nome, além de sua imagem ter destaque nos congás (altares) e no quarto das almas. No dia de Finados, em sua capela no Cemitério Municipal de Curitiba-PR, onde é cultuada como santa não-canônica, pais e mães de santo misturam-se aos devotos católicos para agradecer por seu auxílio espiritual.
ROMEIROS DA GUIA
A peregrinação anual de romeiros às ruinas da igreja de Nossa Senhora no litoral norte da Paraíba.
SANTO FORTE
Em 5 de outubro de 1997 uma equipe de cinema entra na favela Vila Parque da Cidade, situada na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Os moradores assistem à missa celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo. Em dezembro, a equipe volta à favela para descobrir como seus moradores vivem a experiência religiosa. Católicos, espíritas ou evangélicos, todos eles têm em comum a crença numa comunicação direta com o mundo sobrenatural através da intervenção, em seu cotidiano, de santos, orixás, guias, ou do Espírito Santo. O filme termina em 24 de dezembro, quando alguns personagens celebram, cada um a seu modo, o Natal.
FÉ
A religião e a fé no Brasil no fim do século XX. Os rituais e festas mais marcantes das diferentes religiões, seitas e cultos, pastores e fiéis.
TERRA DE COLOMBO, A - CONVERSÃO (2º PROGRAMA)
Esta parte do vídeo aborda os processos de conversão impostos aos povos indígenas, desde o envio compulsório de crianças índias a orfanatos urbanos, onde eram escravizadas e impedidas de falar a língua nativa, passando pelo choque com a "civilização" maia e a ocupação de seus templos pela igreja católica, até a situação atual, onde descendentes índios catequisados procuram resgatar a tradição religiosa de seu povo.
HERANÇA DO PASSADO, A (2º PROGRAMA)
Se existe um termo que descreve a civilização e a cultura da Espanha moura e a Andaluzia, este seria "sincretismo cultural". Lá todas as tendências teológicas se reuniram. Durante séculos o judaísmo, o cristianinismo e o islamismo viveram lado a lado e havia uma tolerância enorme entre os seguidores. Os mestres das três fés traduziram o conhecimento grego e árabe para o latim, lançando as bases para o renascimento europeu.Este episódio integra uma série de seis que enfoca o mundo muçulmano e as tradições islâmicas através do olhar do antropólogo Ahmed Akbar.
BATALHA DOS DEUSES, A (2º PROGRAMA)
Série feita para a televisão focalizando as relações entre as nações e os povos da América, bem como o relacionamento com outras culturas do mundo, antes e depois de 1492. Neste programa, a descoberta e colonização da América são os temas principais. A violência com a qual conquistadores como Hernán Cortez e Francisco Pizarro mataram e subjugaram a população nativa do novo mundo é recuperada tanto no campo físico quanto no ideológico pois "A Batalha dos Deuses" também trata da imposição do catolicismo e do modo de vida hispânico juntos aos índios.
SANTO DE DUAS FACES, O (2º EPISÓDIO)
Vídeo que integra a série " Cuyagua" composta de duas partes - "Devil dancers" (52') e "The Saint with two faces" (56'), que aborda a questão do sincretismo religioso numa pequena comunidade afro-católica da costa caribenha da Venezuela. Neste segundo e último documentário da série são abordadas características de um ritual feminino que exemplifica o sincretismo religioso vivido pela comunidade.
DOS GRILHÕES AO QUILOMBO ( 4º EPISÓDIO)
As várias formas de reistência à escravidão realizadas pelos negros africanos, tais como o suicídio, o banzo, a fuga e a formação de quilombos são abordadas neste quarto episódio da série " 500 anos: O Brasil Colônia na TV " produzida pelo MEC. Enfocando-se a violência presente no cotidiano dos escravos, forçados a falar e rezar da mesma forma de seus senhores brancos, o vídeo procura dar ênfase às estratégias que os africanos criaram para manter vivas as suas tradições religiosas e linguísticas. Outro ponto importante tratado é a trajetória do quilombo de Palmares, o maior história do Brasil.