VARIAS FACES DE UMA DIVINDADE VENEZUELANA, AS
O filme explora as varias manifestacoes da divindade mais popular na Venezuela, Maria Lionza, no cotidiano e religiosidade desse pais.
O filme explora as varias manifestacoes da divindade mais popular na Venezuela, Maria Lionza, no cotidiano e religiosidade desse pais.
Filmado em caracas, Venezuela, o filme é um retrato intimo de um curador, Benito Reyes, que diariamente recebe em sua casa pessoas que buscam todo o tipo de cura.
Durante as celebrações das festas de São João na cidade de Chuao (Venezuela), a imagem de Jesus Cristo surpreendentemente aparece sobre a superficie metálica de uma bandeja. Impressionada ou cética, a comunidade se empenha por discutir e descobrir se está diante de um milagre ou se,de outra forma, o fenômeno é de natureza diversa.
Série feita para a televisão focalizando as relações entre as nações e os povos da América, bem como o relacionamento com outras culturas do mundo, antes e depois de 1492. O longo e difícil processo de independência das várias localidades da América hispânica junto a metrópole espanhola, bem como todas as consequências que tal desligamento trouxe para essas jovens nações, constituem o cerne deste quarto programa da série "O Espenho Enterrado". Este documentário procura também mostrar de que forma acontecimentos como a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa influenciaram pessoas como Simon Bolivar e José de San Martim, os grandes homens da independência da América hispânica.
Vídeo que integra a série " Cuyagua" composta de duas partes - "Devil dancers" (52') e "The Saint with two faces" (56'), que aborda a questão do sincretismo religioso numa pequena comunidade afro-católica da costa caribenha da Venezuela. Neste segundo e último documentário da série são abordadas características de um ritual feminino que exemplifica o sincretismo religioso vivido pela comunidade.
Relata a construção do sistema de diques, criado para regular o nivel das águas do rio Orinoco, seu impacto sobre as populações ribeirinhas e indígenas da região, em particular aquelas localizadas no delta Granero de Guayana próximo ao rio Manamo. Construido em 1966, serviu para facilitar a escoação do minério da Venezuela para ser exportado, dificultando, por outro lado a vida da população local.
Durante quarenta anos, Alejandro Farfan realizou e mostrou filmes em El Pedregal. Localizada hoje no coração de Caracas (Venezuela), essa comunidade era um pequeno vilarejo quando Alejandro inciou-se no cinema. Este vídeo é um retrato de um cineasta local e de El Pedregal em si, explorando o lugar e suas memórias.
Vídeo que integra a série " Cuyagua" composta de duas partes - "Devil dancers" (52') e "The Saint with two faces" (56'), que aborda a questão do sincretismo religioso numa pequena comunidade afro-católica da costa caribenha da Venezuela. Este primeiro documentário mostra as características de um ritual masculino que exemplifica o sincretismo religioso vivido pela comunidade.
A partir da interpelação ocorrida em 1979 no Congresso Nacional da Venezuela sobre a atuação das Missões das Novas Tribos em áreas indígenas venezuelanas, discute-se os efeitos dessa atuação para os grupos indígenas. Intercalado com depoimentos, realizados no Congresso, de vários segmentos da sociedade envolvidos na questão ( políticos, religiosos, missionários e antropólogos) e com falas e imagens dos povos indígenas atingidos (Guahibo, Makiritari, Piaroa e Yanomami), o vídeo debate não apenas as questões relativas aos efeitos do contato entre esses grupos e os agentes assistenciais, mas também com as frentes econômicas, dando ênfase à exploração ilegal de recursos minerais. O vídeo está comprometido com a causa indígena, na luta pela sobrevivência do seu patrimônio cultural e territorial e também com o respeito ao eco-sistema regional.