ESCULTURA

ERA UM CORPO DE MULHER

Código
1960
Título Original
Era um corpo de mulher
Direção
Rocha, Ewelter
Sinopse

O ensaio “Era um corpo de mulher”, de Ewelter Rocha, consiste em uma experiência de escritura etnográfica audiovisual, tendo sido a sua forma concebida sob os auspícios dessa presunção. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma narrativa em que sonoridades, imagens, textos e falas se entrecruzam na construção de uma montagem que favoreça imbricar no mesmo suporte a evocação de uma experiência etnográfica e a produção artística que representa seus protagonistas principais. Nesse caso, enfocando as esculturas de madeira e as peças de barro que retratam as beatas de Juazeiro do Norte – CE. O ensaio tem por base uma pesquisa de doze anos que desenvolvemos no sertão do Cariri cearense, região situada ao sul do Ceará. 

Esse ensaio faz parte do n.1 da GIS – Gesto, imagem e som. Revista de Antropologia da Universidade de São Paulo, publicado em junho de 2016: revistas.usp.br/gis​​​​​​​

Duração
12'
Ano de produção
2016
Produção
LISA
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Tombo
1967
Conservação
BOM
Tipo de procedência
PRODUÇAO
Estado (UF) de produção:
CE
Observações
Este filme não está disponível em DVD no momento
Dados Complementares
https://vimeo.com/175552589

ESCULTOR MACONDE NANGONGA, O

Código
1861
Título Original
MAKONDE SCULPTOR NANGONGA, THE
Direção
DIAS, MARGOT
Sinopse

Pequenos porcos, um banco no chão, mulher com bebê às costas e outro ao colo. Grupo de crianças no chão, entre elas o escultor. De novo a câmara foge para duas mulheres com bebês, um deles recém-nascido. O escultor pega agora nele ao colo (CAC). “O movimento que faz a esculpir, o estar sentado no chão. Sem nenhumas facilidades da civilização, entregues completamente à Natureza! O que tem da Natureza, usam, é fantástico. Precisam de uma faca, mas como lixa usam folhas” (MD).

Duração
6
Ano de produção
1958
Produção
Missão de Estudos das Minoris Étnicas do Ultramar Português/Junta de Investigações do Ultramar/Ministério do Ultramar
País
MOÇAMBIQUE
Idioma
---
Legendas
INGLÊS, PORTUGUÊS
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
---
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
---
Série
MARGOT DIAS, FILMES ETNOGRÁFICOS 1958-61
Contato comercial
---
Tombo
1868
Conservação
BOM
Procedência
Doação de Catarina Alves
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1
Observações
Disco 2

Sinopse da coleção:

Entre 1958 e 1961, a antropóloga Margot Dias (1908-2001) realizou 28 filmes em Moçambique e Angola, pertencentes ao Arquivo Fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Produzidas no contexto das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, dirigidas por Jorge Dias, estas imagens constituem uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa.

Esta edição inclui todos os filmes realizados naquelas campanhas de pesquisa, assim como a sonorização feita a partir das gravações de som nos mesmos terrenos pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa.

Também se inclui, como extra, uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia.

Inclui brochura ilustrada de 76 páginas.

MINHA ARTE É VIDA APÓS A MORTE

Código
1361
Título Original
MINHA ARTE É VIDA APÓS A MORTE
Direção
ABREU,BENTO
Sinopse

O dia a dia de um marcineiro que divide o seu trabalho com a escultura motivada por questões ecológicas. Passado no município Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Integra o programa Oficios e Costumes da série Revelando os Brasis ano 3.

Duração
15
Ano de produção
2008
Produção
Instituto Merlim Azul/PETROBRÁS/MINC
País
BRASIL
Idioma
---
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
DVCAM
Contato comercial
---
Tombo
1368
Conservação
BOM
Procedência
INSTITUTO MERLIN AZUL
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
ES

ALEIJADINHO, O

Código
689
Título Original
ALEIJADINHO, O
Direção
ANDRADE, JOAQUIM PEDRO DE
Sinopse

Sobre a obra de João Francisco Lisboa, o Aleijadinho, célebre escultor mineiro que marcou a paisagem urbana de várias cidades em Minas Gerais, Ouro Preto (ou antiga Vila Rica), Sabará, São João del Rei, Congonhas do Campo e Mariana.

Duração
22'
Ano de produção
1978
Produção
EMBRAFILME
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Coleção
BRASILIANAS 3
Contato comercial
---
Tombo
698
Conservação
---
Procedência
ROSE SATIKO - RESERVA TECNICA FAPESP
Tipo de procedência
COMPRA
Estado (UF) de produção:
RJ

VÍDEO INSTALAÇÃO (4º PROGRAMA)

Código
533
Título Original
VIDEO INSTALACION
Direção
ORNIA, JOSÉ RAMÓN PEREZ
Sinopse

Série de 14 episódios sobre os 25 anos da história do vídeo, dirigida pelo professor e escritor espanhol José Ramon Perez Ornia. Seu intuito é refletir sobre o caráter internacional das vanguardas e a cultura destes últimos 25 anos, onde portanto, o vídeo estabelece um diálogo com as outras manifestações da arte e da cultura. O tema central deste quarto programa é a utilização de vídeos na composição de instalações artísticas e esculturas. A produção especial deste programa é assinada por Bill Viola.

Duração
25'
Ano de produção
1992
Produção
TELEVISION ESPANHOLA S/A - TVE IMATCO (BARCELONA) - ATANOR (MADRID)
País
ESPANHA
Idioma
ESPANHOL
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
A ARTE DO VÍDEO
Contato comercial
---
Tombo
115
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 84

KRAJCBERG - O POETA DOS VESTÍGIOS

Código
448
Título Original
KRAJCBERG - O POETA DOS VESTÍGIOS
Direção
SALLES, WALTER
Sinopse

Frans Krajcberg, um dos maiores escultores contemporâneos, imigrou para o Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundia e acompanhou passo a passo o roteiro do fogo e da destruição das matas tropicais amazônicas. Há 30 anos ele faz de sua arte um manifesto solitário contra essa destruição fazendo esculturas a partir dos troncos resultantes das imensas queimadas clandestinas que ocorrem na Amazônia. Este documentário dá voz a esse artista plástico e ao seu trabalho como escultor e como ativista pela preservação do meio ambiente.

Duração
48 '
Ano de produção
1986
Produção
VIDEOFILMES / REDE MANCHETE
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Coleção
VIDEOFILMES
Contato comercial
VIDEOFILMES
Tombo
539
Conservação
---
Procedência
VIDEOFILMES
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
RJ
Premiação
Melhor Programa de Televisão - V Fest Rio Melor Documentário - Festival de Cuba Melhor Documentário de Pesquisa - Festival Dei Popoli - Itália Menção Honrosa - Festival de Montbeliard - França

MEMÓRIA DE ELEFANTE, UMA

Código
339
Título Original
MÉMOIRE D'ÉLÉPHANT, UNE
Direção
NAUD, JEAN-FRANÇOIS
Sinopse

Bomavé Konaté é um escultor de Burkina Faso que decidiu assumir algumas responsabilidades. Consciente das dificuldades para preservar e mostrar sua própria cultura em seu país, ele cuida em Bomoro do Parque Internacional de Artes Modernas e Tradicionais (PIAMET). É um local de encontro entre artistas africanos e europeus e de pesquisa sobre as tradições de Burkina Faso. Em pouco tempo será criado um museu.

Duração
52'
Ano de produção
1999
Produção
LA HUIT
País
FRANÇA
Idioma
BURQUINA FASO
Legendas
FRANCÊS-INNU
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
426
Conservação
---
Procedência
LA HUIT
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1 (VHS/SECAM)

IDADE DO OURO, A (3º PROGRAMA)

Código
77
Título Original
EDAD DE ORO, LA
Direção
NEWINGTON, PETER
Sinopse

Série feita para a televisão focalizando as relações entre as nações e os povos da América, bem como o relacionamento com outras culturas do mundo, antes e depois de 1492. A extração de ouro, pedras e prata americanos no período colonial e suas consequências econômicas e artísticas são os temais centrais deste terceiro programa da série "O Espenho Enterrado". A singularidade e o esplendor do barroco latino americano é contraposto a realidade escravista e violenta dos centros extrativistas dando-se ênfase justamente ao caráter sincrético do barroco americano que, uma vez executado por mãos mestiças, traz consigo essa forte herança, a qual mostra claramente os limites da imposição religiosa promovida pelos europeus no novo mundo.

Duração
58'
Ano de produção
1989/90
Produção
SOGETEL/SOCIEDADE ESTATAL V CENTENÁRIO/SMITHSONIAN INSTITUTION/MALONE GILL PRODUCTIONS
País
ESPANHA
Idioma
ESPANHOL
Legendas
PORTUGUÊS
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
O ESPELHO ENTERRADO
Contato comercial
---
Tombo
102
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Observações
A idéia desta série surgiu de uma proposta do Instituto Smithsonian com o objetivo de ampliar o conhecimento da história dos povos ibéricos e americanos. Lançado no Brasil, pela TV CULTURA de São Paulo, em 06/10/92.

OBJETO: UMA DESCOBERTA, O

Código
14
Título Original
OBJETO: UMA DESCOBERTA, O
Direção
HORTA, M. DE LOURDES
Sinopse

Aborda o processo do conhecimento do objeto, através da percepção de peças museológicas extraidas do Museu Imperial do Rio de Janeiro. Foi concebido para servir de subsídio didático a professores do Primeiro grau.

Duração
16'
Ano de produção
1990
Produção
MIN.DA CULTURA/SEC.DO PATRIMONIO HIST. E ARTIST. NACIONAL/FUNDAÇAO PRO-MEMORIA
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
12
Conservação
---
Procedência
MUSEU IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Observações
Cópia de VHS

ARTE É HUMANISMO

Código
11
Título Original
ARTE É HUMANISMO
Direção
ARAUJO, OLIVIO TAVARES DE
Sinopse

Esse áudio-visual é um resumo do espetáculo "arte é humanismo" promovido pelo Centro Cultural do Liceu de Artes de Ofícios de São Paulo. Tal espetáculo baseia-se em reproduções de esculturas de épocas diversas da História da Humanidade feitas de gesso e no tamanho original e em jogos de luz, projeções de slides e outros recursos acessórios.

Duração
25 '
Ano de produção
1986
Produção
CENTRO CULTURAL DO LICEU DE ARTES E OFICÍOS DE SÃO PAULO
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
37
Conservação
---
Procedência
LICEU DE ARTE E OFÍCIOS DE SP
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
SP