LINGUAGEM AUDIOVISUAL

PERDIDO,PERDIDO,PERDIDO - DIÁRIOS, NOTAS E ESBOÇOS - 4-5-6

Código
1461
Título Original
LOST,LOST,LOST - DIARIES, NOTES AND SKETCHES - 4-5-6
Direção
MEKAS, JONAS
Sinopse

Coletânea, contendo originalmente dois vídeos em VHS, cada qual com 3 filmes do artista Jonas Mekas, nascido na Lituânia e radicado em Nova Iorque. Os filmes exploram aspectos do cotidiano americano. O quarto e o quinto filme são rodados em 1962, não havendo referência temporal do sexto filme.

Duração
180
Ano de produção
2000
País
EUA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
16MM
Contato comercial
---
Tombo
1468
Conservação
BOM
Procedência
Joel Sene
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Observações
Os filmes foram editados em 1976 e reunidos nesta coletânea em 2000.
Dados Complementares
Jonas Mekas nasceu em 1922 em Semeniskiai, Lituânia. Ele atualmente vive e trabalha em Nova York. Em 1944, Jonas Mekas e seu irmão, Adolfas, foram presos pelos nazistas em um campo de trabalho forçado na Alemanha nazista durante oito meses. Após a guerra, estudou filosofia na Universidade de Mainz 1946-48 e no final de 1949, ele com seu irmão emigraram para os EUA estabelecendo-se em Williamsburg, Brooklyn, em Nova York. Duas semanas depois de sua chegada, ele comprou sua primeira câmera Bolex de 16 mm e começou a registrar momentos de sua vida. Ele descobriu o cinema de vanguarda como o cinema pioneiro de Amos Vogel 16, e começou a fazer seus próprios filmes em 1953. Ele é considerado uma das principais figuras do cinema americano de vanguarda ou do "New American Cinema", como foi apelidado nos anos 1950 (www.re-voir.com)

PERDIDO,PERDIDO,PERDIDO - DIÁRIOS, NOTAS E ESBOÇOS - 1-2-3

Código
1460
Título Original
LOST,LOST,LOST - DIARIES, NOTES AND SKETCHES - 1-2-3
Direção
MEKAS, JONAS
Sinopse

Coletânea, contendo originalmente dois vídeos em VHS, cada qual com 3 filmes do artista Jonas Mekas, nascido na Lituânia e radicado em Nova Iorque. Os filmes exploram aspectos do cotidiano americano. O primeiro é rodado em 1949, o segundo em 1952 e o terceiro em 1953.

Duração
180
Ano de produção
2000
Produção
Jonas mekas/Re:Voir Video
País
EUA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
16MM
Contato comercial
---
Tombo
1467
Conservação
REGULAR
Procedência
Joel Sene
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Observações
Os filmes foram editados em 1976 e reunidos nesta coletânea em 2000.
Dados Complementares
Jonas Mekas nasceu em 1922 em Semeniskiai, Lituânia. Ele atualmente vive e trabalha em Nova York. Em 1944, Jonas Mekas e seu irmão, Adolfas, foram presos pelos nazistas em um campo de trabalho forçado na Alemanha nazista durante oito meses. Após a guerra, estudou filosofia na Universidade de Mainz 1946-48 e no final de 1949, ele com seu irmão emigraram para os EUA estabelecendo-se em Williamsburg, Brooklyn, em Nova York. Duas semanas depois de sua chegada, ele comprou sua primeira câmera Bolex de 16 mm e começou a registrar momentos de sua vida. Ele descobriu o cinema de vanguarda como o cinema pioneiro de Amos Vogel 16, e começou a fazer seus próprios filmes em 1953. Ele é considerado uma das principais figuras do cinema americano de vanguarda ou do "New American Cinema", como foi apelidado nos anos 1950 (www.re-voir.com)

CAMERA OLHO -RÉQUIEM A LENIN

Código
1084
Título Original
KINO-GLAZ - TRI PESNI O LENIN
Direção
VERTOV, DZIGA
Sinopse

Câmera Olho: este foi o projeto cinematográfico mais ambicioso de Dziga Vertov. Inicialmente seria uma série de 6 filmes, que no final resultou apenas no Réquiem a Lenin. Explorando o máximo da linguagem visual que a montagem oferecia, Vertov mostra a população soviética no seu dia a dia num caledoscópio visual urbano fascinante. Requiém a Lenin é considerado o ponto mais alto da carreira do diretor, dominando absolutamente a imagem e o som, o filme descreve o líder revolucionário visto pela tradição popular, que nas palavras de Vertov, seria uma tentativa de cristalizar o pensamento do povo sobre Lenin. Fez grande sucesso na União Soviética e em vários países da Europa. Nas palavras do cienasta este filme é "uma grande orquestra sinfônica do pensamento".

Duração
78'
Ano de produção
1924
País
URSS
Idioma
RUSSO
Legendas
ESPANHOL ,PORTUGUÊS
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
P/B
Sistema de cor
---
Bitola
---
Coleção
Câmera Olho
Contato comercial
---
Tombo
1093
Conservação
---
Tipo de procedência
COMPRA
Estado (UF) de produção:
--
Observações
Este dvd também possui legendas em inglês. Este dvd contém extras.

VOCÊ TEM BELAS ESCADARIAS, SABIA?

Código
982
Título Original
T'AS DE BEAUX ESCALIERS TU SAIS
Direção
VARDA, AGNÈS
Sinopse

Como, em 150 segundos, prestar homenagem à Cinemateca Francesa, na ocasião de seu cinqüentenário, de outra forma que não seja filmando os quase 50 degraus que, subindo, levam ao Museu do Cinema e, descendo, à sala escura onde são projetadas obras-primas com célebres escadarias?

Duração
3'
Ano de produção
1986
País
FRANÇA
Idioma
FRANCÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
991
Conservação
---
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
3
Premiação
Festival de Cannes 1986 (fora de competição)
Observações
Cópia de VHS Sinopse e dados técnicos obtidos no site: www.cinefrance.com.br

MENSAGEM VARDA

Código
976
Título Original
MENSAGEM VARDA
Direção
VARDA, AGNÈS
Sinopse

Neste vídeo a cineasta Agnès Varda faz uma breve saudação aos brasileiros.

Duração
2'
País
FRANÇA
Idioma
FRANCÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
985
Conservação
---
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
3

JANELA DA ALMA

Código
743
Título Original
JANELA DA ALMA
Direção
JARDIM, JOÃO/ CARVALHO, WALTER
Sinopse

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade se é que ela é a mesma para todos

Duração
73'
Ano de produção
2002
Produção
COPACABANA FILMES E PRODUÇÕES
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
752
Conservação
---
Procedência
JOÃO JARDIM
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
RJ
Premiação
Prêmio de melhor documentário. Mostra BR de Cinema de São Paulo. Troféu BR - Melhor Diretor Estreante, no Festival de Gramado. Prêmio de Melhor Documentário, no Festival do Rio 2001. Prêmios de Melhor Documentário - Júri Oficial e Melhor Documentário - Júri Popular, na Mostra de Cinema de São Paulo. Prêmios no Cine Ceará, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Música. Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.
Observações
No final da fita consta o trailer do filme (2'23'' ).

CINEMA

Código
703
Título Original
CINEMA
Direção
SARRACENI, PAULO CESAR
Sinopse

A visão do diretor Paulo Sarraceni sobre a especificidade do cinema. De forma suscinta abordam-se as escolas, a técnica e a linguagem do cinema, constituindo o filme uma aula para o espectador.

Duração
15'
Ano de produção
1974
Produção
MINISTÉRIO DA CULTURA/DEPTO. DE ASSUNTOS CUTURAIS-PROGRAMA DE AÇÃO CULTUIRAL
País
BRASIL
Idioma
---
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Coleção
BRASILIANAS 8
Contato comercial
---
Tombo
712
Conservação
---
Procedência
ROSE SATIKO - RESERVA TECNICA FAPESP
Tipo de procedência
COMPRA
Estado (UF) de produção:
--

EDISON & CIA (6º PROGRAMA)

Código
554
Título Original
EDISON & CIA
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "Edison & Cia" faz um levantamento da indústria americana em 1903 e concentra-se no trabalho do inventor Thomas Alva Edison, considerando o "pai americano" da indústria cinematográfica mundial. Apesar de suas reivindicações, não foi ele - mas um empregado britânico chamado WlK.L. Dickinson - quem inventou e aperfeiçoou a câmera cinematográfica especial e uma máquina para ver filmes, o kinetoscópio. Cabe a Edison, no entanto, o crédito pelo primeiro filme do mundo feito em estúdio, realizado em 1894.

Duração
30'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
155
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 104

PARAÍSO ELÉTRICO, O (5º PROGRAMA)

Código
553
Título Original
ELETRIC PARADISE, THE
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "O Paraíso Elétrico" nos fala dos primeiros cinemas britânicos como tendas portáteis de madeira que viajavam pelo país com os operadores das feiras ambulantes. As primeiras salas de exibição de verdade foram construídas por volta de 1900. Discute-se o mundo de dois pioneiros do cinema britânico: Will Haggar que apresentava seus filmes em shows e feiras até construir suas próprias salas, e o americano Charles Urban, um homem que, com seu entusiasmo, deu vida ao gênero que mais tarde veio a ser chamado de documentário.

Duração
30'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
154
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 104

VIVA BIRT ACRES (4º PROGRAMA)

Código
552
Título Original
LIVE BIRT ACRES
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "Birt Acres" mostra o crescimento da indústria cinematográfica na Grã-Bretanha. Os primeiros realizadores eram pequenos negociantes, membros de sociedades fotográficas que partiram para o cinema como uma progressão lógica de sua arte. O programa examina o trabalho de Brigton School que inventou uma série de técnicas modernas, mais tarde atribuídas ao cineasta americano D.W.Griffith. Também são apresentados Michell e Kenyon, dois dos primeiros cineastas que trabalharam em Lancashire. Além disso, o trabalho de Birt Acres e Robert Paul, construtores de uma das primeiras câmeras cinematográficas práticas.

Duração
30'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
585
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 104