VIVA BIRT ACRES (4º PROGRAMA)

LIVE BIRT ACRES
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "Birt Acres" mostra o crescimento da indústria cinematográfica na Grã-Bretanha. Os primeiros realizadores eram pequenos negociantes, membros de sociedades fotográficas que partiram para o cinema como uma progressão lógica de sua arte. O programa examina o trabalho de Brigton School que inventou uma série de técnicas modernas, mais tarde atribuídas ao cineasta americano D.W.Griffith. Também são apresentados Michell e Kenyon, dois dos primeiros cineastas que trabalharam em Lancashire. Além disso, o trabalho de Birt Acres e Robert Paul, construtores de uma das primeiras câmeras cinematográficas práticas.

GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
INGLÊS