INDÚSTRIA CULTURAL

DE COSTA A COSTA (7º PROGRAMA)

Código
555
Título Original
FROM COAST TO COAST
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos. No episódio "De Costa a Costa" Thomas Edison e outros grandes cineastas da época monopolizaram a indústria cinematográfica. americana de tal forma que muitos produtores menores ficaram apertados. Procurando uma atmosfera mais livre, onde pudessem realizar seus filmes como queriam, esses pequenos produtores partiram para um vilarejo desconhecido na Califórnia, chamado Hollywood. Este episódio conta a história dos primeiros filmes realizados em Hollywood, como o "Disaster-movie" rodado em 1906 que retratava o terremoto de São Francisco ocorrido naquele ano.

Duração
30'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
156
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/NPALM) FITA 104

CARMEM SANTOS

Código
696
Título Original
CARMEM SANTOS
Direção
NORONHA, JURANDYR PASSOS
Sinopse

Sobre o trabalho da atriz de cinema Carmem Santos de origem portuguesa que muita jovem mudou-se para o Brasil. Estreou em 1919 no filme Urutau, engajada em concretizar a indústria cinematográfica brasileira. Morre em 1952.

Duração
16'
Ano de produção
1969
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
P/B
Sistema de cor
---
Bitola
---
Coleção
BRASILIANAS 6
Contato comercial
---
Tombo
705
Conservação
---
Procedência
ROSE SATIKO - RESERVA TECNICA FAPESP
Tipo de procedência
COMPRA
Estado (UF) de produção:
--

EDISON & CIA (6º PROGRAMA)

Código
554
Título Original
EDISON & CIA
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "Edison & Cia" faz um levantamento da indústria americana em 1903 e concentra-se no trabalho do inventor Thomas Alva Edison, considerando o "pai americano" da indústria cinematográfica mundial. Apesar de suas reivindicações, não foi ele - mas um empregado britânico chamado WlK.L. Dickinson - quem inventou e aperfeiçoou a câmera cinematográfica especial e uma máquina para ver filmes, o kinetoscópio. Cabe a Edison, no entanto, o crédito pelo primeiro filme do mundo feito em estúdio, realizado em 1894.

Duração
30'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
155
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 104

PARAÍSO ELÉTRICO, O (5º PROGRAMA)

Código
553
Título Original
ELETRIC PARADISE, THE
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "O Paraíso Elétrico" nos fala dos primeiros cinemas britânicos como tendas portáteis de madeira que viajavam pelo país com os operadores das feiras ambulantes. As primeiras salas de exibição de verdade foram construídas por volta de 1900. Discute-se o mundo de dois pioneiros do cinema britânico: Will Haggar que apresentava seus filmes em shows e feiras até construir suas próprias salas, e o americano Charles Urban, um homem que, com seu entusiasmo, deu vida ao gênero que mais tarde veio a ser chamado de documentário.

Duração
30'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
154
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 104

VIVA BIRT ACRES (4º PROGRAMA)

Código
552
Título Original
LIVE BIRT ACRES
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "Birt Acres" mostra o crescimento da indústria cinematográfica na Grã-Bretanha. Os primeiros realizadores eram pequenos negociantes, membros de sociedades fotográficas que partiram para o cinema como uma progressão lógica de sua arte. O programa examina o trabalho de Brigton School que inventou uma série de técnicas modernas, mais tarde atribuídas ao cineasta americano D.W.Griffith. Também são apresentados Michell e Kenyon, dois dos primeiros cineastas que trabalharam em Lancashire. Além disso, o trabalho de Birt Acres e Robert Paul, construtores de uma das primeiras câmeras cinematográficas práticas.

Duração
30'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
585
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 104

CHARLES PATHÉ (3º PROGRAMA)

Código
551
Título Original
CHARLES PATHÉ
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: No episódio "Charles Pathé" discute-se sobre o mais conhecido dos primeiros realizadores de cinema. Entrou no negócio projetando filmes e sete anos mais tarde, lançou seu primeiro noticiário, o "Pathé Journal". Nesta época,a Pathé possuia a maior companhia cinematográfica do mundo. Também foi Charles quem deu a indústria o formato que permanece até hoje, onde o circuito e as distribuidoras ocupam a importante e lucrativa posição entre os realizadores e o público.

Duração
25'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
584
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PALM) FITA 104
Observações
Cópia em DVD junto com os programas: "Irmãos Lumiere", n.104, "Georges Meliès, n. 550

GEORGES MELIÈS (2º PROGRAMA)

Código
550
Título Original
GEORGES MELIÈS
Direção
ANDERSON, M./ CHANAN, NOEL / NADEN, DAVID
Sinopse

Série em sete episódios, escrita e narrada por Gus MacDonald, examina os primórdios do cinema, focalizando o período de 1895 à 1914 e as três principais fontes de produção cinematográfica da época: França, Grã-Bretanha e Estados Unidos: O episódio "Georges Meliès" relata o trabalho do mágico francês Meliès que tendo visto a apresentação do filme dos irmãos Lumière em Paris, comprou seu próprio equipamento, construindo um estudio onde combinava técnicas de mágica e a nova tecnologia. Seus filmes incluem aventuras de ficção científica, tais como "Trip to the Moon" (1902), considerado uma de suas obras-primas. Meliès era conhecido como um dos primeiros expoentes do que seria chamado de drama-documetário. Seu filme sobre a coroação de Eduardo VII da Inglaterra (1902) era parte filme e parte encenação, usando para interpretar o rei um sósia que era, na verdade, um servente de banheiro. Mas, como muitos dos primeiros praticantes liberais do cinema, Meliès foi superado pelo monopólio dos empresários; não fez nenhum filme depois de 1912 e morreu pobre em 1938.

Duração
25'
Ano de produção
1993
Produção
GRANADA TELEVISION (LONDRES)/ CO-PRODUÇÃO TV CULTURA (SÃO PAULO, BR)
País
GRÃ-BRETANHA / BRASIL
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CÂMERA: IMAGENS EM MOVIMENTO
Contato comercial
---
Tombo
583
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/NTSC)FITA 104
Observações
Cópia em DVD junto com os programas: Irmãos Lumière, n.104 Charles Pathé, n.551

MODOS DE VER - PUBLICIDADE

Código
493
Título Original
WAYS OF SEEING - PUBLICITY
Direção
DIBB, MICHAEL
Sinopse

A relação que existe entre a publicidade e a pintura européia. Na publicidade fabrica-se o "glamour" e isto muda as relações sociais; através da pintura, transmite-se a idéia: "você é o que você tem" (no livro este programa refere-se ao capítulo 7)

Duração
30'
Ano de produção
1972
Produção
BBC LONDRES
País
GRÃ-BRETANHA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
MODOS DE VER
Contato comercial
---
Tombo
189
Conservação
---
Procedência
BBC
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PAL)

MODOS DE VER - PROPRIEDADE

Código
492
Título Original
WAYS OF SEEING - PROPERTY
Direção
DIBB, MICHAEL
Sinopse

John Berger mostra que, através do estudo das imagens, é possível captar o olhar de quem as produz e, assim, os valores da sociedade em que se insere o artista. No caso das pinturas européias, por meio da análise dos elementos formais, ele mostra como algumas delas expressam noções de propriedade e poder, valores estes enfatizados ao longo da história da sociedade ocidental. O papel que as pinturas desempenham como meio para exaltar a propriedade privada, será mais tarde, no século XX, ocupado pela publicidade - assunto que explorará num outro programa da série (No livro este programa refere-se ao capítulo 5).

Duração
30'
Ano de produção
1972
Produção
BBC LONDRES
País
GRÃ-BRETANHA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
MODOS DE VER
Contato comercial
---
Tombo
187
Conservação
---
Procedência
BBC
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PAL)

MODOS DE VER - A QUESTÃO DA REPRODUÇÃO

Código
490
Título Original
WAYS OF SEEING - THE PROBLEM OF REPRODUCTION
Direção
DIBB, MICHAEL
Sinopse

Como a reprodução nas artes plásticas pode ser usada para qualquer fim e associada a diferentes experiências. Para discutir o significado destas formas de reprodução, discute-se o efeito das revoluções técnicas para a pintura e como estas permitem que as pinturas sejam "retiradas" de seu espaço original (os museus) tornando-as a-temporais e a-espaciais. Através do dom e da imagem em movimento, estas imagens "fixas" e "silenciosas" são manipuladas.

Duração
30'
Ano de produção
1972
Produção
BBC LONDRES
País
GRÃ-BRETANHA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
MODOS DE VER
Contato comercial
---
Tombo
183
Conservação
---
Procedência
BBC
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PAL)