PROPAGANDA - PUBLICIDADE

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

Código
1866
Título Original
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
Direção
RENNER, ESTELA
Sinopse

Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

Duração
48
Ano de produção
2008
Produção
NISTI, MARCOS; MARIA FARINHA PRODUÇÕES
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
---
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
1873
Conservação
BOM
Procedência
Doação de Estela Renner
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1

ANOS 70: TRAJETÓRIAS

Código
1556
Título Original
ANOS 70: TRAJETÓRIAS
Direção
GOMES, MARCELO
Sinopse

Reflexão do cinema brasileiro dos anos 1970 articulada com cenas de filmes, propagandas, emissões jornalísticas produzidas no Brasil e depoimentos profissionais que viveram esse período.

Duração
28
Ano de produção
2001
Produção
Dezenove som e imagens
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
D-8
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
NTSC
Bitola
35MM
Série
Panorama Histórico Brasileiro tomo III
Contato comercial
---
Tombo
1563
Conservação
BOM
Procedência
INSTITUTO ITAÚ CULTURAL
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
SP

ALMA DO NEGÓCIO

Código
1222
Título Original
ALMA DO NEGÓCIO
Direção
TORERO,JOSÉ ROBERTO
Sinopse

Irreverente enredo, que narra a vida de um casal em uma propaganda.

Duração
8`
Ano de produção
1996
Produção
FUNARTE
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
DVD/4
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Coleção
O BRASIL EM CURTAS
Contato comercial
---
Tombo
1231
Conservação
---
Procedência
Doação (Silvia)
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
SP
Cópias no acervo
1
Premiação
Premiações: Melhor ator e melhor atriz na Jornada da Bahia/96; melhor diretor no Festival do Recife/97; prêmio do público no Festival de Curitiba/97; prêmio do público no Festival Guarnicê do Maranhão/97.
Observações
Dvd (O BRASIL EM CURTAS PAULISTAS EM CENA [Funarte] com 5 filmes de curta metragem

VELHOS NA PROPAGANDA, OS - CINEMA E ANTROPOLOGIA - 3

Código
785
Título Original
VELHOS NA PROPAGANDA, OS - CINEMA E ANTROPOLOGIA - 3
Direção
PEIXOTO, CLARICE
Sinopse

A série Cinema&Antropologia coordenada pela antropóloga Clarice Peixoto visa apresentar aos universitários e ao público em geral, os vídeos realizados por cientistas sociais no âmbito de suas pesquisas. Ao criar mecanismos que permitam divulgar os resultados imagéticos desses trabalhos, esta 'serie procurou estimular o debate sobre as condições de elaboração de um audiovisual científico no campo das Ciências Sociais. Este programa apresenta o vídeo de Guita Grin Debert interessado pela discussão das imagens que circulam na midia sobre envelhecimento.

Duração
53'
Produção
CTE/SR3/UERJ
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
CINEMA E ANTROPOLOGIA
Contato comercial
---
Tombo
794
Conservação
---
Procedência
CLARICE PEIXOTO
Tipo de procedência
---
Estado (UF) de produção:
RJ

ÚLTIMO CIGARRO, O

Código
676
Título Original
LAST CIGARETTE, THE
Direção
KEVIN, RAFFERTY
Sinopse

Em 1994 representantes das marcas mais famosas de cigarro prestam depoimento no Congresso nacional americano. Este é o mote e fio condutor deste documentário para discutir os efeitos nocivos a saúde provocados pelo consumo de produtos feitos de tabaco, em especial o cigarro. Trechos de filmes e propagandas entremeam os depoimentos realizando uma crítica ácida sobre o tema.

Duração
80'
Ano de produção
1999
Produção
DRIFTING SMOKE PROD./COLOGNE CARTOON/THE BRITISCH BROAD CO./BAYERISCHER RUNDFUNK/ARTE
País
IRLANDA
Idioma
INGLÊS
Legendas
FRANCÊS-INNU
Dublagem
FRANCÊS-INNU
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
685
Conservação
---
Procedência
ARTE
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--

ARQUITETANDO IMAGENS : O MARKETING IMOBILIÁRIO

Código
629
Título Original
ARQUITETANDO IMAGENS : O MARKETING IMOBILIÁRIO
Direção
COSTA, ANDRÉ
Sinopse

Documentário que trata da entrada dos profissionais de propaganda e marketing no mercado imobiliário. Quando as sucessivas crises econômicas pelas quais passaram o Brasil começaram a atingir o mercado imobiliário, os empresários deste setor viram a necessidade de divulgação de seus produtos imobiliários por profissionais da área de marketing: são esses profissionais, que trabalham na cidade de São Paulo, que aqui deixam seus depoimentos.

Duração
22'
Ano de produção
2000
Produção
VIDEOFAU / LABFAU
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
VIDEOFAU (USP)
Tombo
637
Conservação
---
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
SP
Observações
Documentário baseado na dissertação de mestrado " A imagem da arquitetura e a arquitetura da imagem: uma investigação acerca da construção dos discursos na produção do espaço urbano em São Paulo" de André Costa, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

MODOS DE VER - PUBLICIDADE

Código
493
Título Original
WAYS OF SEEING - PUBLICITY
Direção
DIBB, MICHAEL
Sinopse

A relação que existe entre a publicidade e a pintura européia. Na publicidade fabrica-se o "glamour" e isto muda as relações sociais; através da pintura, transmite-se a idéia: "você é o que você tem" (no livro este programa refere-se ao capítulo 7)

Duração
30'
Ano de produção
1972
Produção
BBC LONDRES
País
GRÃ-BRETANHA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
MODOS DE VER
Contato comercial
---
Tombo
189
Conservação
---
Procedência
BBC
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PAL)

MODOS DE VER - A QUESTÃO DA REPRODUÇÃO

Código
490
Título Original
WAYS OF SEEING - THE PROBLEM OF REPRODUCTION
Direção
DIBB, MICHAEL
Sinopse

Como a reprodução nas artes plásticas pode ser usada para qualquer fim e associada a diferentes experiências. Para discutir o significado destas formas de reprodução, discute-se o efeito das revoluções técnicas para a pintura e como estas permitem que as pinturas sejam "retiradas" de seu espaço original (os museus) tornando-as a-temporais e a-espaciais. Através do dom e da imagem em movimento, estas imagens "fixas" e "silenciosas" são manipuladas.

Duração
30'
Ano de produção
1972
Produção
BBC LONDRES
País
GRÃ-BRETANHA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
MODOS DE VER
Contato comercial
---
Tombo
183
Conservação
---
Procedência
BBC
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--
Cópias no acervo
1(VHS/PAL)

VELHOS NA PROPAGANDA, OS

Código
209
Título Original
VELHOS NA PROPAGANDA, OS
Direção
GRIN DEBERT, GUITA / CALABI,ADRIANA / GOULART,ROBERT JR.
Sinopse

Interessado em fornecer material propício para a discussão das novas imagens do envelhecimento, o vídeo apresenta comerciais televisivos que tem velhos como protagonistas; entrevistas com lideranças do movimento dos idosos, gerontólogos e publicitários; e uma dinâmica com um grupo que participa de programas para a terceira idade no Sesc.

Duração
20'
Ano de produção
1996
Produção
UNICAMP
País
BRASIL
Idioma
PORTUGUÊS
Legendas
---
Dublagem
---
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Contato comercial
---
Tombo
286
Conservação
---
Procedência
GUITA GRIN DEBERT
Tipo de procedência
DOAÇÃO
Estado (UF) de produção:
SP
Cópias no acervo
1(VHS/NTSC)
Observações
Vídeo baseado na pesquisa "As imagens do envelhecimento nos anúncios publicitários de televisão" de Adriana Calabi, que está vinculado ao projeto "Formas de gestão da velhice e experiência de envelhecimento" coordenado por Guita Grin Debert.

FORÇA DA NOVELA, A

Código
152
Título Original
FORÇA DA NOVELA, A
Direção
POLLARD, JEREMY / KEEPING, JOHN / RANADIVE, RAHUL
Sinopse

Nos países em desenvolvimento, a maior parte da população iletrada recebe as informações através da televisão. O poder da televisão levou atores da América Latina a traduzir sua celebridade em enorme poder político. Na Índia, fãs de novelas elegeram atores por causa de seus papéis. No Brasil, é citado o caso do programa de auditório de Silvio Santos que poderia ter sido presidente porque muitos de seus telespectadores achavam que seria capaz de operar a economia como seu programa de "revelação de talentos". Em vários clipes é examinado o futuro da persuação política, manipulação e propaganda.

Duração
51'
Ano de produção
1994
Produção
BBC ENTERPRISES
País
INGLATERRA
Idioma
INGLÊS
Legendas
---
Dublagem
PORTUGUÊS
Som
SONORO
Formato
VHS
Cor
COLORIDO
Sistema de cor
---
Bitola
---
Série
O PODER E A MÍDIA
Contato comercial
---
Tombo
224
Conservação
---
Procedência
TV CULTURA
Tipo de procedência
GRAVAÇÃO TV
Estado (UF) de produção:
--