TORÉM

TORÉM
SOUZA, IVO / RATTS, ALEX

Documentário realizado entre os índios Tremembé na praia de Almofala (Ceará), abordando um Torém dançado por ocasião da presença da FUNAI na área em setembro de 1992. As entrevistas para o vídeo foram feitas em janeiro de 1994 quando os Tremembé, após o reconhecimento de sua identidade indígena, esperam pela demarcação de suas terras, atualmente ocupadas por posseiros. O vídeo é uma tentativa de buscar na fala dos Tremembé descrições desta dança e explicações do seu significado, abordando a manutenção, recuperação e alterações de diversos aspectos do Torém que constitui um dos elementos simbólicos que mais acentuam a indianidade dos Tremembé.

INSTITUTO NOSSO CHÃO / TOA
IVO DE SOUZA
CE
O Instituto Nosso Chão é resultante da experiência de comunicação desenvolvida, há 9 anos, junto às CEBs e ao Movimento Popular em Fortaleza. Durante esses anos têm sido realizados: oficinas, cursos, confecção de jornais e de programas audiovisuais. A produção de vídeo é a principal atividade do Instituto e sua meta principal é contribuir para a democratização da informação, através de seus vídeos e da assessoria aos novos produtores de vídeo popular. Fita emprestada pelo realizador. Contato: Rua João Melo, 522 - Damas CEP 60.436-050 - Fortaleza - CE Tel: (85)225.0321 E-mail: nchao@daterranet.com.br