Artigos

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"I make my own time" : Julio Valverde's musicking as local and temporal agency.
Yuri Prado
Although music’s ability to alter the perception of the passage of time is well known, a better understanding of how it works in practice is still needed. In this regard, studies on temporal agency such as those by Flaherty (2011) and Hitlin and Elder (2007) have become important references, as…
PRADO, Yuri. "I make my own time" : Julio Valverde's musicking as local and temporal agency. IASPM Journal, v. 12, n. 3, no prelo.
Afro-Sampas
Rose Satiko G. Hikiji & Jasper Chalcraft
Afro-Sampas is a documentary film about musical encounters. Such encounters are also that of diverse world communities in Africa and Brazil. The documentary film illustrates the orality of music, emerging from collaborations, improvisations and non-written music. In so doing, it illustrates the…
CHALCRAFT, J., & HIKIJI, R. S. G. (2022). Afro-Sampas. Screenworks, 12(2). Disponível em: https://doi.org/10.37186/swrks/12.2/1
Arte e devoção: considerações sobre o Museu Vivo do Padre Cícero.
Ewelter Rocha e Ana Cláudia Souza
O presente artigo tem por substrato a pesquisa de mestrado intitulada O Museu Vivo do Padre Cícero e seu Projeto Educativo, que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES, do Instituto Federal do Ceará. Em sentido amplo, realizamos uma reflexão sobre a…
ROCHA, E. S. SOUSA, A. C. Arte e devoção: considerações sobre o Museu Vivo do Padre Cícero. MOUSEION (UNILASALLE). v.1, p.61 - 69, 2018. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/4237.
Arte em Ação - Ecos do Modernismo na Música Popular Brasileira.
Paulo Menotti Del Picchia
A busca por uma arte genuinamente brasileira foi um dos nortes da Semana de 1922. Essa era uma das faces do nacionalismo exacerbado que ocupava o debate intelectual do início do século passado. Nacionalismo que se revelou particularmente contraditório e violento a partir dos anos 1930, quando…
DEL PICCHIA, Meno . Arte em Ação - Ecos do Modernismo na Música Popular Brasileira. Narratio - Estudos de Comunicação, Linguagens e Mídias, v. 1, p. 7-18, 2022. 2.
Bagagem desfeita: a experiência da imigração por artistas congoleses.
Jasper Chalcraft, Josep Juan Segarra e Rose Satiko Gitirana Hikiji
Dois artistas congoleses em São Paulo, Yannick Delass e Shambuyi Wetu, encontram-se em performances que registramos e recriamos. Aqui, música e arte são momentos de empoderamento, mudanças sutis na visibilidade e no espaço auditivo das políticas da imigração.
CHALCRAFT, Jasper e SEGARRA, Josep Juan e HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Bagagem desfeita: a experiência da imigração por artistas congoleses. Gis - gesto, imagem e som, v. 2, n. 1, p. 302-308, 2017. Tradução. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129448.
Baile para matar saudades– reflexões sobre o uso do vídeo numa experiência de recriação musical.
Érica Giesbrecht
Dentre os temas veementes nos debates etnomusicológicos contemporâneos, as relações entre música e memória, em especial as recriações musicais, têm propiciado um terreno fértil para reflexões. É nesse campo de discussões que se insere este artigo, que parte de uma recriação musical produzida em…
GIESBRECHT, Érica. Baile para matar saudades. Antropologia, música e vídeo como meios de memória e expressão. Revista de Antropologia, V. 61 N. 1, 147-175. 2018 https://revistas.usp.br/ra/article/view/145520
Batucando-Cantando-Dançando: Saberes corporificados, celebração e contestação política no maracatu em São Paulo.
Kelwin Marques Garcia dos Santos
Partindo da discussão sobre a relação entre os recentes grupos e as tradicionais nações de maracatu, este artigo intenta compreender o papel do corpo como fulcro para pensar a criação e transmissão de conhecimentos e memórias. Discute-se também como o maracatu pode se apresentar enquanto complexo…
SANTOS, K. M. G. dos. Batucando-Cantando-Dançando: Saberes corporificados, celebração e contestação política no maracatu em São Paulo. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. e201694, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.201694. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/201694.
Benditos da Ladeira do Horto: uma breve etnografia do silêncio.
Ewelter Rocha
Fruto de quinze anos de imersão no sertão do Cariri, apresentamos neste artigo um estudo sobre os antigos cânticos de penitência entoados em Juazeiro do Norte (CE). Delimitamos o nosso espaço geográfico à Ladeira Do Horto, região que para muitos devotos, sobretudo para os mais velhos, carrega a…
ROCHA, E. S. Benditos da Ladeira do Horto: uma breve etnografia do silêncio. Revista do Instituto de Estudo Brasileiros, São Paulo, v. 73, maio-agosto, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/666Lh7M7N5nvMWwChGZJ7XQ/abstract/?lang=pt
Cinema de beiras: narrativas audiovisuais, memória e agência no baixo rio Tapajós.
Liendria Marla Malcher Silva
Neste artigo, apresento a ideia de cinema de beiras, por meio do documentário Memórias de velho, do cineasta Carlos Bandeira Júnior (2020), refletindo sobre a agência do filme enquanto objeto de arte. O média-metragem reúne relatos de idosos da região do baixo rio Tapajós. Na análise fílmica,…
MALCHER, L. M. S. Cinema de beiras: narrativas audiovisuais, memória e agência no baixo rio Tapajós. GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 8, p. 1-27, 2023.
Dança do ventre em São Paulo: cena, mercado e sustentabilidade em uma prática de dança local.
Érica Giesbrecht
Neste artigo, apresento a cena da dança do ventre em São Paulo discutindo seu status artístico e seus meios de sustentabilidade. Embora globalmente conhecida, o que interessa, neste momento, é o exame da prática dessa dança em sua localidade (Robertson, 1992; 1995). Em São Paulo, o que emicamente…
GIESBRECHT, Érica. Dança do ventre em São Paulo: cena, mercado e sustentabilidade em uma prática de dança local. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Brasil, n. 73, p. 142–168, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i73p142-168. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/161912.. Acesso em: 11 nov. 2024.
Dialogue over Time: Reception, Improvisation, and Mediation in Collaborative Ethnographic Filmmaking.
Mihai Andrei Leaha, Rose Satiko G. Hikiji, Jasper Chalcraft, André Lopes e Joana Brandão
Diálogo entre realizadores e protagonistas dos filmes Tabuluja (Acordem!) e Nova Iorque, mais uma cidade.
HIKIJI , Rose; CHALCRAFT, Jasper; LEAHA, Mihai. A.; LOPES, André; BRANDAO,Joana. Dialogue over Time: Reception, Improvisation, and Mediation in Collaborative Ethnographic Filmmaking. trajectoria. v.2, p.1 - 20, 2021.
Discos em construção - Etnografia dentro de estúdios.
Paulo Menotti Del Picchia
Neste artigo, apresento uma etnografia musical de processos de produção
de discos dentro de estúdios paulistanos, descrevendo e discutindo as práticas
criativas observadas. Entre 2011 e 2013, pude acompanhar de perto os
trabalhos de três artistas ativos na cena musical paulistana…
DEL PICCHIA, Paulo Menotti . Discos em construção - Etnografia dentro de estúdios. Cadernos de Campo (USP), v. 24, p. 117-1139, 2015.
Dois Irmãos: devoção e identidade baiana no Caruru de Cosme e Damião.
Yuri Prado
Tendo como base o documentário "Dois Irmãos", o artigo apresenta uma reflexão sobre o Caruru de Cosme e Damião realizado pela família Valverde no Soteropolitano, restaurante de comida baiana localizado em São Paulo. Ao abordar os aspectos rituais dessa festa, assim como as memórias e os…
PRADO, Yuri. Dois Irmãos: devoção e identidade baiana no Caruru de Cosme e Damião. GIS – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia, v. 7, n. 1, e185831, 2022.
Entre os limites da pele negra: respostas corporizadas aos temores da essencialização.
Érica Giesbrecht
Em minha pesquisa de doutoramento interessei-me pelo modo como grupos culturais afro-brasileiros reformularam as demandas dos movimentos sociais negros, através de práticas expressivas. O fato de os participantes desses grupos sambarem, dançarem jongos ou maracatus, no entanto, levanta…
GIESBRECHT, Érica. Entre os limites da pele negra: respostas corporizadas aos temores da essencialização. Cadernos de Arte e Antropologia - Dossiê “Artivismo: poéticas e performances políticas na rua e na rede”, v.4, n. 2, 125-140, 2015. Disponível em: http://cadernosaa.revues.org/981
Era um corpo de mulher...
Ewelter Rocha
Fruto de quinze anos de imersão no sertão do Cariri, apresentamos neste artigo um estudo sobre os antigos cânticos de penitência entoados em Juazeiro do Norte (CE). Delimitamos o nosso espaço geográfico à Ladeira Do Horto, região que para muitos devotos, sobretudo para os mais velhos, carrega a…
ROCHA, E. Era um corpo de mulher... GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 1, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116373. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116373. Acesso em: 8 jul. 2023.
Etnografia da performance musical: identidade, alteridade e transformação.
Rose Satiko Gitirana Hikiji
O artigo analisa os significados da performance para crianças e jovens de baixa renda participantes de um projeto governamental de ensino musical. A performance torna visíveis atores e instituição. Na performance, identidades são definidas. Na e para a performance, auto-imagens são construídas. A…
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Etnografia da performance musical: identidade, alteridade e transformação. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 24, p. 155-184, 2005. Tradução. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-71832005000200008
Etnomusicologia Audiovisual: um velho-novo campo de estudos.
Yuri Prado
Resenha de Audiovisual Ethnomusicology: Filming Musical Cultures, de Leonardo D’Amico.
PRADO, Yuri. Etnomusicologia Audiovisual: um velho-novo campo de estudos. GIS – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia, 2022, v. 7, n. 1, e191615, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/191615
Fabrik funk: the fabrication of the everyday reality of a dream.
Alexandrine Boudreault-Fournier, Rose Satiko Gitirana Hikiji e Sylvia Caiuby Novaes
Fabrik Funk (2015), an ethno-fiction co-directed by the authors of this article, was shot in Cidade Tiradentes, a popular neighbourhood on the outskirts of São Paulo, considered by some of its residents to be the ultimate “funk factory.” The film tells the story of Negaly, a young woman who dreams…
BOUDREAULT-FOURNIER, Alexandrine e HIKIJI, Rose Satiko Gitirana e CAIUBY NOVAES, Sylvia. Fabrik funk: the fabrication of the everyday reality of a dream. Visual ethnography, v. 9, n. 1, p. 102-113, 2020Tradução . . Disponível em: http://vejournal.org/index.php/vejournal/article/view/216
Film as shared ethnography: In the field, in the editing suite, on the air.
Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji
Analisamos neste artigo um projeto de realização etnográfica de produtos audiovisuais e hipermidiáticos iniciado em 2009, com o Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, e concluído em 2011, com o lançamento do filme A arte e a rua. O projeto teve como pressuposto o conceito de Jean Rouch de…
CAFFÉ, Carolina e HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Film as shared ethnography: In the field, in the editing suite, on the air. Vibrant - Virtual Brazilian Anthropology, v. 9, n. 2, p. 318-343, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1809-43412012000200012
Film, music and sensory experience: questions concerning a project to film participatory musical performances.
Alice Villela
This text sets out to discuss questions arising from the work of filming Brazilian popular festivals, celebrations and rituals in which music-making involves a process of collective musical production, practices linked to what Turino (2008) has called ‘participatory music.’ By making music together…
VILLELA, Alice. Film, music and sensory experience: questions concerning a project to film participatory musical performances. VIBRANT (FLORIANÓPOLIS), v. 19, p. 1-22, 2022.
Fluxos, quebrada e musicar funk - se sentir dentro da música.
Paulo Menotti Del Picchia
O artigo apresenta dados de uma etnografia realizada entre 2017 e 2019, num bairro periférico da zona sul de São Paulo, onde acontecem bailes funk de rua conhecidos como fluxos. Proponho uma análise dos fluxos a partir do verbo-conceito de musicar do neozelandês Cristopher Small (1998). Sob tal…
DEL PICCHIA, Meno . Fluxos, quebrada e musicar funk - se sentir dentro da música. GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 6, p. 1-21, 2021.
Gringos, nômades, pretos – políticas do musicar africano em São Paulo.
Rose Satiko G. Hikiji & Jasper Chalcraft
Ao acompanhar nos últimos anos músicos africanos recém-chegados ao Brasil, observamos como seu musicar em São Paulo cria um mundo de imaginação e potencialidade política, um espaço para a solidariedade, habitado por entidades africanas e afrodiaspóricas da história passada e presente, de lutas e…
HIKIJI, R. S. G., & CHALCRAFT, J. (2022). Gringos, nômades, pretos – políticas do musicar africano em São Paulo. Revista de Antropologia, 65(2), 1–19. https://www.jstor.org/stable/48708009
Imagens que atravessam. Diáspora africana em performance.
Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji
Este artigo analisa como os artistas da diáspora africana no Brasil engajam com espaços institucionais de memória coletiva e com o mundo das artes em seus novos lares, e consideramos o que isso implica para as políticas da memória no Brasil e além. Descrevemos a parceria de produção de imagens e…
CHALCRAFT, Jasper e HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagens que atravessam. Diáspora africana em performance. Artelogie. Recherche sur les arts, le patrimoine et la littérature de l'Amérique latine, n. 16, p. 19 , 2021 Tradução. . Disponível em: https://doi.org/10.4000/artelogie.9026
L’hybridité vue à partir du sujet: le cas du musicien franco-malgache Charles Kely Zana-Rotsy.
Yuri Prado e Marc Chemillier
Bien que les musiques du monde, en tant qu'elles représentent particulièrement bien les processus d'échanges culturels et commerciaux du monde globalisé, aient été un terrain fertile pour les études sur l'hybridité, peu d'attention a été accordée à l'expérience des…
CHEMILLIER, Marc; PRADO, Yuri. L’hybridité vue à partir du sujet: le cas du musicien franco-malgache Charles Kely Zana-Rotsy. Cahiers d’ethnomusicologie, v. 36, 2023, no prelo.
Mário de Andrade e a leitura de Constantin Brailoiu.
Yuri Prado
O presente artigo busca compreender de que maneira as ideias de Constantin Brailoiu manifestadas em "Esquisse d’une méthode de folklore musical" estiveram presentes no círculo intelectual de Mário de Andrade durante sua gestão à frente do Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo,…
PRADO, Yuri. Mário de Andrade e a leitura de Constantin Brailoiu. Música Hodie, v. 15, p. 171-186, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39608
Melos e letramento cancional - análise discursiva de canções e uma proposta de transposição didática.
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos e Adriano Dantas de Oliveira
Neste trabalho, abordamos uma proposta de leitura de canções populares para além de uma fruição intuitiva apenas ou de uma consideração somente da letra. Apresentamos possibilidades de leitura instrumentalizada, fator que pode conferir ao ouvinte da canção acesso a possibilidades de efeitos de…
OLIVEIRA, A. D. ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . Melos e letramento cancional - análise discursiva de canções e uma proposta de transposição didática. Diálogo das Letras, v. 10, p. 1-20, 2021.
Missão: as pesquisas folclóricas.
Flávia Camargo Toni
A metodologia empregada na pesquisa de 1938, realizada no Norte e no Nordeste do Brasil, e a influência da colaboração de Mário de Andrade, Oneyda Alvarenga e Dina Dreyfuss Lévi Strauss.
TONI, F.C. Missão: as pesquisas folclóricas. Revista USP, v. 77, p. 24-33, 2008
Música erudita na periferia: outras formas de musicar, ensinar e escrever.
Paula Bessa Braz
Neste artigo, reporto-me à minha pesquisa junto a uma família de músicos da periferia de Fortaleza, que organiza um projeto social de ensino musical em sua própria casa. Refletindo sobre aspectos surgidos em campo, procuro tratar desse fazer musical sem reiterar os pares de oposição que…
BRAZ, Paula Bessa. Música erudita na periferia: outras formas de musicar, ensinar e escrever. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. 16, p. 112-133, dez/2021.
Música para matar o tempo: intervalo, suspensão e imersão.
Rose Satiko Gitirana Hikiji
Discuto neste artigo algumas relações da música com o tempo, em especial a relação entre as temporalidades dos grupos de crianças e jovens que pesquisei e certas propriedades do tempo da prática musical. Na pesquisa com alunos de um projeto governamental de ensino musical (Projeto Guri/ São Paulo…
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Música para matar o tempo: intervalo, suspensão e imersão. Maná : Estudos de Antropologia Social, v. 12, n. 1, p. 151-178, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-93132006000100006.
Musicando Localidades, Localizando Musicares: Resenha
Gibran Teixeira Braga
Nesta coletânea de fôlego, as editoras Suzel A. Reily e Katherine Brucher apresentam um vasto panorama composto por dezenas de artigos oriundos de diversas partes do globo, que trazem em comum o esforço de discutir as várias possibilidades de conexão entre as noções de musicar e localidade. Ao…
BRAGA, Gibran Teixeira. Musicando Localidades, Localizando Musicares: Resenha | Dossiê Musicar Local. GIS - Gesto, imagem e som - Revista de antropologia, 6 (1), pp. 1-8. e-ISSN 2525-3123.
Musicar Local - tema e variações.
Vi Grunvald, Érica Giesbrecht e Rose Satiko G. Hikiji
A noção de musicar local vem sendo experimentada em um projeto temático do qual as três organizadoras deste dossiê participam. Desde 2016, temos orientado nossas pesquisas em torno desta expressão que une o conceito de musicar – traduzido de musicking de Christopher Small – com a noção de…
GRUNVALD, VITOR ; HIKIJI, R. S. G. ; GIESBRECHT, E. . Musicar Local - tema e variações. GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 6, p. 1-10, 2021.
Musicking Localities, Localizing Musicking: Resenha
Gibran Teixeira Braga
Nesta coletânea de fôlego, as editoras Suzel A. Reily e Katherine Brucher apresentam um vasto panorama composto por dezenas de artigos oriundos de diversas partes do globo, que trazem em comum o esforço de discutir as várias possibilidades de conexão entre as noções de musicar e localidade. Ao…
BRAGA, Gibran Teixeira. Musicking Localities, Localizing Musicking: Resenha | Dossiê Musicar Local. GIS - Gesto, imagem e som - Revista de antropologia, 6 (1), pp. 1-8. e-ISSN 2525-3123.
Negrafias no centro de São Paulo: a presença e a representação do negro na arte urbana.
Marina Oliveira Barbosa
O Brasil é um país multirracial e pluriétnico no qual mais da metade da população auto declara-se negra e parda. Contudo, esta maioria não é visível, por exemplo, nos meios de comunicação – propagandas, nos programas televisivos e jornalísticos – e nem tampouco possui expressividade, de forma…
BARBOSA, Marina Oliveira. A presença e a representação negra no graffiti da cidade de São Paulo. São Paulo, 2019.
Novo Anhangabaú: o skate vale o palco.
Julio César Stabelini
A proposta deste artigo é explorar a ideia de que o skate pode ser pensado como uma forma de engajamento musical com o ambiente da cidade, como uma prática cujos ritmos emergem em diálogo com sua ambiência sonora – ou paisagem sonora (SCHAFER, 2011) –, mas também a constituem. A região central da…
STABELINI, J. C.. Novo Anhangabaú: o skate vale o palco. MÚSICA & CULTURA (SALVADOR. ONLINE), v. 13, p. 79-105, 2024.
O 'COLECIONAMENTO DE CANÇÕES DO POVO' PARA O ENSAIO SOBRE MÚSICA BRASILEIRA.
Flávia Camargo Toni
As fontes de referência da pesquisa de Mário de Andrade sobre as características das melodias populares que colecionou e publicou em 1928 no livro Ensaio sobre Música Brasileira
TONI, F. C.. O 'COLECIONAMENTO DE CANÇÕES DO POVO' PARA O ENSAIO SOBRE MÚSICA BRASILEIRA. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 27, p. 1-21, 2021.
O musicar como trilha para a etnomusicologia.
Alice Villela, Flávia Camargo Toni, Vi Grunvald e Lorena Muniagurria
Nos últimos anos, um grupo amplo de pesquisadoras5 tem buscado novas trilhas para a produção etnomusicológica.Em diálogo com as contribuições clássicas da etnomusicologia, apostamos que a noção de “musicar” – tradução adotada para o termo musicking, cunhado pelo etnomusicólogo e compositor…
VILLELA, ALICE; GRUNVALD, V. ; TONI, F. C. ; MUNIAGURRIA, L. A. . O musicar como trilha para a etnomusicologia. REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, v. 73, p. 17-26, 2019.
O Rap da Felicidade e o Rap do Silva
Vitor Israel Trindade de Souza
Nestes escritos venho discutir sobre o texto do Professor Alberto Ikeda “Música, Política e Ideologia: Algumas Considerações”, quando Ikeda traz os vários aspectos possíveis da música de protesto, e dos efeitos causados por esta na sociedade. Para isso tomo como referência a música que acredito…
Souza, Vitor, O Rap da Felicidade e o Rap do Silva, Revista da Tulha, Usp ribeirão Preto, vol. VI, 2020 disponível em: https://revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/159982
O rap e o funk em Cidade Tiradentes/SP: música em dois tempos.
Rose Satiko Gitirana Hikiji
A comunicação aborda as relações e diferenças entre dois fazeres musicais presentes na periferia de São Paulo, em especial no distrito de Cidade Tiradentes, maior complexo habitacional popular da América Latina, com mais de 300 mil habitantes. A partir de uma perspectiva etnográfica, a pesquisa…
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. O rap e o funk em Cidade Tiradentes/SP: música em dois tempos. Revista da Tulha, v. 1, n. ja/ju 2015, p. 193-207, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107699
O ritual do candomblé refletido na sala de espetáculo: troca de ideias sobre e com o texto O caráter social da música de Cristopher Small (1987)
Vitor Israel Trindade de Souza
Este texto busca observar os pontos e contrapontos que se encontram entre o Ritual do Candomblé e a Sala de Concerto. Discutindo seus cânones, similaridades e diferenças através da visão de Christopher Small (1987), que observa a Sala de Concerto como parte de um ritual que inclui o “musicar”, ou “…
Souza, V. I. T. de. (2020). O ritual do candomblé refletido na sala de espetáculo: troca de ideias sobre e com o texto O caráter social da música de Cristopher Small (1987). Revista Da Tulha, 6(2), 11-34.
O samba em torcidas organizadas: narrativas caminhantes, (sobre) vivências imagéticas que não ganham manchetes
Roberto Souza Junior
Neste trabalho busco protagonizar o samba como uma das diversas sociabilidades e pertencimentos em torcidas organizadas para além das dinâmicas em torno unicamente do futebol. Com isto, e a partir do contexto etnográfico entre Gaviões da Fiel e Mancha Verde, procuro discutir como as listas e…
Souza Junior, Roberto. (2024). O samba em torcidas organizadas: narrativas caminhantes, (sobre) vivências imagéticas que não ganham manchetes. Fotocronografias, 10(24), 160–179. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/142123
Orality and Capitalist Logic in the Music of Samba Schools.
Yuri Prado
One of the most striking features of the music of samba schools, the samba-enredo, is its high degree of formularity, manifested in the works of many composers from diverse epochs and stylistic tendencies. In this article, I intend to relate this phenomenon to the popular (oral) conscience model…
PRADO, Yuri. Orality and Capitalist Logic in the Music of Samba Schools. IASPM Journal, v. 9, n. 2, p. 22-38, 2019. Disponível em: https://iaspmjournal.net/index.php/IASPM_Journal/article/view/912
Padrões musicais do samba-enredo na era do Sambódromo.
Yuri Prado
Através da apresentação de algumas das estruturas musicais mais recorrentes no samba-enredo dos últimos trinta anos, o presente artigo procura estabelecer uma terminologia para tais fenômenos e fazer uma reflexão sobre o processo de padronização sofrido pelo samba-enredo, tendo como base o conceito…
PRADO, Yuri. Padrões musicais do samba-enredo na era do Sambódromo. Música em perspectiva, v. 8, p. 155-196, 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/musica/article/view/44102
Perspectiva acústica Ticuna (Magüta) e os perigos de se -ficar no silêncio
Edson Matarezio
A Festa da Moça Nova, a iniciação feminina dos Ticuna à vida adulta, é um ritual em que a música deve soar a todo momento. Como atestam muitas narrativas míticas sobre as festas que foram negligenciadas, as moças que foram deixadas “no silêncio” acabaram sendo raptadas por seres mal-intencionados.…
MATAREZIO FILHO, EDSON TOSTA Perspectiva acústica Ticuna (Magüta) e os perigos de se -ficar nosilêncio-. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOSALUNOS DO PPGAS-UFSCAR. , v.13, p.60 - 74, 2021.
Researching children’s music making: a look from the in betweens, entanglements
Paula Bessa Braz
This piece reflects upon a research at a musical education project located at a neighborhood distinguished by its inequality and social vulnerability, in Brazil. Organized by a family in their own house, the school is dedicated to the teaching of classical music to the peripheral youth, but is also…
BRAZ, Paula Bessa. Researching children’s music making: a look from the in betweens, entanglements, 2(1): 161-172, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/y5z4syox
ReXistências musicais entre arte e política.
Rose Satiko Gitirana Hikiji, Vi Grunvald e Paula Guerra
O que têm em comum o musicar (Small, 1998) de Apeshit, o videoclipe do casal de artistas estadunidenses Beyoncé e Jay-Z, as performances musicais de João do Crato no interior do Ceará, um projeto entre uma cantora lírica, um musicólogo e um líder indígena na Colômbia, o álbum AmerElo do rapper…
HIKIJI, R. S. G., GRUNVALD, V., & GUERRA, P. (2022). ReXistências musicais entre arte e política. Revista de Antropologia, 65(2), e202284. Disponível em: https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.202284
Terrorismos e pontes do musicar local: Linn da Quebrada e seu artivismo de reXistência e desidentificação.
Vi Grunvald
Este artigo se insere em um conjunto de elucubrações sobre arte e política que venho realizando ao longo da última década. Diversamente de outras publicações, meu foco aqui é a relação entre música e política ou, antes, o musicar terrorista de uma artista específica, Linn da Quebrada. Interessa-me…
GRUNVALD, VI . Terrorismos e pontes do musicar local: Linn da Quebrada e seu artivismo de reXistência e desidentificação. REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 65, p. e201257, 2022.
Trilhos Urbanos: Canção, Imaginário e Patrimônio.
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos e Thaís Fernanda Sales de Brito
Este artigo apresenta um projeto de extensão universitária, dedicada ao canto e à canção, em consonância a reflexão em torno ao patrimônio histórico e cultural da cidade de Santo Amaro - Bahia. A análise parte de uma atividade que buscou integrar um grupo de mulheres da maturidade em tempos de…
BRITO, T. F. S. ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . Trilhos Urbanos: Canção, Imaginário e Patrimônio. MOITARÁ - Revista Eletrônica da Fundação Araporã, v. 9, p. 28-56, 2021.
Trompetas ticuna de la Fiesta de la Moça Nova In: Sudamérica y susmundos audibles Cosmologías y prácticas sonoras de los pueblosindígenas.
Edson Matarezio
Resumen: Este artículo presenta una reflexión sobre las trompetas rituales de los indígenas ticuna de la Amazonía, Brasil. En primer lugar, muestro cómo se construyen y cómo se utilizan estos instrumentos durante los rituales de iniciación femenina, las Fiestas de la Moça Nova. A continuación, paso…
MATAREZIO FILHO, E. T. Trompetas ticuna de la Fiesta de la Moça Nova In: Sudamérica y susmundos audibles Cosmologías y prácticas sonoras de los pueblosindígenas.1 ed.Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut – PreußischerKulturbesitz, 2015, v.1, p. 121-135.
Uma vista do interior: perspectivas da luta antirracista das mulheres negras brasileiras da cidade de São Paulo
Marina Oliveira Barbosa
O artigo busca analisar a trajetória política de mulheres negras na luta antirrascista na cidade de São Paulo, e como esses movimentos espiralares da história possibilitaram a construção de um corpo de luta e resistência da autora, negra, mulher, paulistana, pesquisadora e amante do movimento,…
BARBOSA, Marina Oliveira. Uma vista do interior: perspectivas da luta antirracista das mulheres negras brasileiras da cidade de São Paulo
Vaporwave: Da nostalgia à ontologia do assombro.
Lucca Palmieri
O objeto da pesquisa é o Vaporwave. Este surgiu como um microgênero da música eletrônica no começo da década de 2010, sendo criado a partir de comunidades online e fóruns. Utilizando distorções exageradas, som grave e ritornelos repetitivos cria-se uma sensação de deslocamento da realidade…
Palmieri, L. (2022). Vaporwave: Da nostalgia à ontologia do assombro. Revista Avesso: Pensamento, Memória E Sociedade, 3(1).
Vozes dissonantes no carnaval: o samba-enredo de Eduardo Medrado e Kleber Rodrigues.
Yuri Prado
O artigo tem como foco a obra de Eduardo Medrado e Kleber Rodrigues, compositores cujo projeto estético tem buscado apontar novos caminhos para a música das escolas de samba. Tendo como fundo teórico as reflexões feitas por Jonathan Stock, Jesse Ruskin e Timothy Rice sobre a etnomusicologia do…
PRADO, Yuri. Vozes dissonantes no carnaval: o samba-enredo de Eduardo Medrado e Kleber Rodrigues. Opus, v. 23, n.2, p. 30-61, 2017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/494/429
Vozes periféricas: expansão, imersão e diálogo na obra dos Racionais MC's
Leandro Silva de Oliveira, Marcelo Segreto e Nara Lya Simões Caetano Cabral
O artigo apresenta uma reflexão sobre a obra do grupo de rap paulistano Racionais MC's, ressaltando momentos de interlocução entre seus dois últimos álbuns de estúdio: Sobrevivendo no inferno, de 1997, e Nada como um dia após o outro, de 2002. Verificamos nesse percurso discursivo a presença…
OLIVEIRA, L. S.; SEGRETO, M. ; CABRAL, N. L. S. . Vozes periféricas: expansão, imersão e diálogo na obra dos Racionais MC's. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 01, p. 101-126, 2013.
“A pista é um laboratório”: corpos, afetos e experimentação em cenas de música eletrônica underground.
Gibran Teixeira Braga
Neste artigo, percorro duas cenas de festas de música eletrônica underground, localizadas uma em São Paulo e outra em Berlim. Tais festas são espaços de experimentação de corpos e prazeres, através da relação entre música, dança, uso de drogas e erotismo. A partir de pesquisa etnográfica e…
BRAGA, Gibran Teixeira. “A pista é um laboratório”: corpos, afetos e experimentação em cenas de música eletrônica underground. Revista Visagem, Vol. 5, n° 1, 2019, pp. 223-252. ISSN: 24468290. Disponível em: http://grupovisagem.org/revista/edicao_v5_n1/artigos9.html
“Canto, imersão e intensidade no Toré Kariri-Xocó - O audiovisual como tradução da experiência musical”
Alice Villela
Este texto apresenta o processo de realização do curta Toré - com ênfase na etapa da montagem, filmado entre os Kariri-Xocó, povo indígena de Alagoas, em uma área de retomada de terras. A proposta do filme foi a de encontrar ressonâncias e equivalências audiovisuais à experiência de imersão junto…
VILLELA, Alice. “Canto, imersão e intensidade no Toré Kariri-Xocó - O audiovisual como tradução da experiência musical”. Iluminuras, Porto Alegre, v. 23, n. 61, 2022. DOI: 10.22456/1984-1191.124254.
“Geni e o Zepelim” - retórica, melos e uma proposta de leitura de canções – Letramento Cancional.
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos e Adriano Dantas de Oliveira
Neste trabalho, abordamos a canção buarquiana “Geni e o Zepelim” cujo diálogo com temas gênero, sexualidade e sociedade, ainda hoje polêmicos, é um traço temático. Demonstraremos, por meio de uma análise discursiva, em um modelo teórico-metodológico interdisciplinar, como a canção pode, e deve,…
OLIVEIRA, A. D. ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . “Geni e o Zepelim” - retórica, melos e uma proposta de leitura de canções – Letramento Cancional. REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA), v. 9, p. 6-27, 2021.
“Não dá mais só para cantar”, entrevista com Djuena Ticuna.
Edson Matarezio
Esta conversa com Djuena Tikuna aconteceu poucos dias antes do Indígenas. BR – Festival de Músicas Indígenas, organizado pela etnomusicóloga Magda Pucci. Djuena e eu participaríamos de um bate-papo sobre música ticuna tradicional e contemporânea no dia 7 de setembro de 2021.1. A data é bastante…
MATAREZIO FILHO, E. T. ; Djuena, Tikuna “Não dá mais só para cantar”, entrevista com Djuena Ticuna. Revista de Antropologia (São Paulo). , v.65, p.1 - 22, 2022.
“Vem! É só segurar o violino assim e olhar pra frente” – O que as crianças podem nos ensinar sobre fazer música (e fazer antropologia)?
Paula Bessa Braz
Em 2013, uma família de jovens músicos no estado do Ceará iniciou um projeto de educação musical na sua comunidade. Funcionando na sua própria casa, no bairro Novo Mondubim, um bairro popular situado na periferia sudoeste da cidade de Fortaleza, a família Cruz se organiza entre seus oito membros (a…
BRAZ, Paula Bessa. “Vem! É só segurar o violino assim e olhar pra frente” – O que as crianças podem nos ensinar sobre fazer música (e fazer antropologia)? Horizontes Antropológicos, v.27, n.60, p.223-253, setembro/2021.