"’... It gets better when the people come to dance!’": The role of participatory music in the black community of Campinas"
Érica Giesbrecht

Este artigo aborda as formas como o movimento social negro evoluiu de uma autoapresentação discursiva e ideológica para a adoção de formas expressivas relacionadas a um passado ancestral na cidade de Campinas, uma cidade de médio porte do estado de São Paulo, Brasil. A música teve papel essencial nessa transição, pois teve uma longa inscrição na história dos africanos escravizados trazidos para o Brasil e empregou uma forma participativa de produção. Meu objetivo neste capítulo é analisar como essas estruturas musicais participativas não apenas criam um sentimento de compromisso com a comunidade negra, mas também promovem uma ressignificação de sentimentos de pertencimento, redefinindo o próprio conceito de “comunidade negra”.
GIESBRECHT, Érica. "’... It gets better when the people come to dance!’": The role of participatory music in the black community of Campinas". In BRUCHER, Katherine; REILY, Suzel. The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. 2018
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