TRÊS ESPANHAS, AS (5º PROGRAMA)

TRES HISPANIDADES, LAS
GILL, MICHAEL

Série feita para a televisão focalizando as relações entre as nações e os povos da América, bem como o relacionamento com outras culturas do mundo, antes e depois de 1492. Esse último episódio da série " O Espenho Enterrado" discute o legado espanhol nas chamadas "três espanhas": a "espanha européia", a "espanha latino-americana", e a "espanha norte-americana", esta última formada pelas dezenas de milhares de migrandes hispânicos residentes nos Estados Unidos. Este documentário destaca ainda, de um lado a produção artística produzida por indivíduos destas "três espanhas" tais como : Salvador Dalí, Luís Buñuel, Fernando Botero, Pablo Neruda, Frederico Garcia Lorca, Frida Kahlo, entre outros, e de outros as consequências políticas de eventos como Guerra Civil Espanhola, a Revolução Mexicana, a Revolução Cubana e a Revolução da Nicarágua.

1989/90
SOGETEL/SOCIEDADE ESTATAL V CENTENÁRIO/SMITHSONIAN INSTITUTION/MALONE GILL PRODUCTIONS
ESPANHA
ESPANHOL
O ESPELHO ENTERRADO
TV CULTURA
GRAVAÇÃO TV
A idéia desta série surgiu de uma proposta do Instituto Smithsonian com o objetivo de ampliar o conhecimento da história dos povos ibéricos e americanos. Lançado no Brasil, pela TV CULTURA de São Paulo, em 06/10/92.