INTELECTUAIS
DARCY - UM BRASILEIRO
A vida e a obra de Darcy Ribeiro são os temas centrais do documentário, abordando desde sua infância em Montes Claros até seus últimos dias em tratamento contra um câncer. Em termos de sua obra, destacam-se três grandes áreas de atuação. Na antropologia, Darcy realizou diversos estudos e contribuiu para a defesa dos povos indígenas, participando da criação do parque indígena do Xingu e do Museu do Índio. Na educação básica, defendeu o projeto de escola de tempo integral e foi o criador da Universidade de Brasília. Em sua atuação política, participou do governo de João Goulart e colaborou com governos de países latino-americanos durante o período em que esteve exilado, sendo ainda vice-governador do Rio de Janeiro na década de 1980. Depoimentos de Darcy em diferentes fases de sua vida, assim como de indigenistas, antropólogos, historiadores, entre outros ligados a ele, estão presentes no documentário.
SOBRENOME VIET, NOME NAM
Este documentário explora a vida de cinco mulheres que sobreviveram ao conflito no Vietnã. Ele também sublinha a inferiorização da mulher na sociedade vietnamita, tanto antes quanto após a guerra, mas ainda assim expressa os firmes laços que cada mulher sente pelo país e sua sociedade.
LEOPOLDO BARTOLOMÉ: POR UMA MISIONES ANTROPOLÓGICA
O vídeo "Leopoldo Bartolomé: Por uma misiones antropologica" retrata o cotidiano e a trajetória de pesquisa do antropólogo Leopoldo Bartolomé, criador do primeiro Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Argentina na Universidad Nacional de Misiones, em Posadas, no ano de 1995. Sua conversão em antropólogo, sua chegada em Misiones em pleno regime militar e as dificuldades enfrentadas nesse período, sua pesquisa de doutorado sobre os colonos poloneses e ucranianos da cidade de Apóstoles, o envolvimento progressivo com o problema dos atingidos por barragens e os processos de realocação populacional são alguns dos temas tratados nesse documentário etnográfico de caráter biográfico.
MAR DE ESCRAVOS. LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO
Luiz Felipe de Alencastro discute a história, os sentidos e desdobramentos da escravidão no Brasil nessa série "Intérpretes do Brasil", programa que apresenta importantes temas da cultura brasileira pela lente de intelectuais brasileiros
ETIENNE SAMAIN DE UM CAMINHO A OUTRO
Etienne Samain, antropólogo belga e apaixonado por fotografia, veio para o Brasil em 1973, como membro da Igreja Católica. Com este vídeo-portrait mostra os caminhos que trilhou desde o seminário na Bélgica até se instalar na Unicamp: as escolhas profissionais e pessoais que marcaram a sua trajetória.
ILUMINANDO A FACE ESCURA DA LUA: HOMENAGEM A ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA
Entrevista realizada com o antropólogo Roberto Cardoso de Oliveira, durante homenagem, a sua trajetória e obra, promovida pela UNESP (Marília, SP) em setembro de 2004. A entrevista percorre a trajetória do antropólogo, através da sua formação em filosofia, a influência de Florestan Fernandes, o fortalecimento do interesse por sociologia, o trabalho com etnologia e política indigenista, a vocação para a filosofia, mas o gosto pelo trabalho empírico antropológico, o encontro com o outro, através da pesquisa de campo, entre outros.
RAÍZES DO BRASIL - UMA CINEBIOGRAFIA DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
O historiador Sérgio Buaqrue de Holanda, retratado pelas lentes de Nelson Pereira dos Santos, vivia submerso no universo de seus livros, mas deixava a porta do escritório aberta para ouvir os ruídos da casa e as eventuais fofocas. Era extramamente dedicado ao trabalho e ao mesmo tempo adorava a boemia e um papo com os amigos. Erudito, brincalhão e devorador de livros, sua história é contada no filme pela família, amigos e através de uma cronologia que ele próprio escreveu.
TALES FROM THE JUNGLE: BRONISLAW MALINOWSKI
Este vídeo descreve a trajetória de Bronislaw Malinowski, pai da sociologia moderna, se baseando em seu controverso diário particular, publicado postumamente, que revelou aspectos surpreendentes da personalidade desta grande figura.
FIM DOS PROFETAS (4º PROGRAMA)
Série em quatro programas para a televisão, escrito e apresentado pelo filósofo Bernard Henri Levy. Discute o confronto dos ideais dos mais influentes intelectuais franceses com a realidade histórica e política. Cada episódio da série aborda uma corrente específica de pensamento em seu contexto histórico e cronológico. Elas são ilustradas com cenas documentais e entrevistas feitas nos lugares onde ocorreram os fatos históricos abordados. Neste episódio enfoca-se os intelectuais franceses nos anos 60 que não acreditam mais em Stalin ou na União Soviética, embora não tenham perdido a fé na revolução. Um novo modelo de revolução irão buscar em Cuba, depois na resistência dos vietnamistas na guerra do Vietnam e por fim na revolução cultural chinesa.