BRASIL: ALÉM DO CIDADÃO KANE
Uma crítica ácida sobre a história, atuação e influência do maior canal de televisão da América Latina, TV GLOBO, no rumo da realidade brasileira.
Uma crítica ácida sobre a história, atuação e influência do maior canal de televisão da América Latina, TV GLOBO, no rumo da realidade brasileira.
A influência norte-americana, a participação do Brasil na II Guerra Mundial e a ascensão e declínio do Estado Novo de Getúlio Vargas são resgatados por meio de imagens de época, principalmente de filmes do DIP - Departamento de Informação e Propaganda - do Governo Vargas. A Atlântida, o Teatro de Revista e a Rádio Nacional mostram o fortalecimento da cultura de massa.
Discussão sobre a paixão e mito do estadista Getúlio Vargas a partir do filme de Ana Carolina, "Getúlio Vargas" feito em 1974. Com base em material levantado no DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda), na Agência Nacional e dos arquivos particulares da Família de Vargas, este filme revela fatos políticos retratando o Brasil getulista entre as décadas de 30 e 50. Participam deste debate os historiadores Paulo Brandi e Maria Celina S. de Araújo, o ator Abujanra e a cineasta Ana Carolina.
O diretor coreano Jang Sun Woo traz através de depoimentos de diversos diretores de várias gerações, a história do cinema na Coréia. Temas como a dificuldade de se produzir filmes e problemas com a censura também são tratados dando-se enfoque para a receptividade e o espaço que o cinema coreano tem junto ao seu público.
O papel do cinema japonês no Centenário do cinema visto pelo diretor japonês Nagisa Oshima.
"Quanto mais filmes se produz,mais filmes há para se fazer". Segundo Scorsese fazer filmes é como pintar: é preciso estudar os mestres antigos para enriquecer as telas. Baseado em particular na filmografia americana dos anos 50, ele mostra que há muito o que aprender.